As relações interpessoais na sala de aula: a mediação pedagógica no processo de ensino e de aprendizagem da criança com deficiência
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https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4712Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Teoria Histórico- Cultural, Ensino RegularResumo
Este estudo visa compreender como os professores do município de Santa Rosa (RS), que trabalham nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e nas salas do ensino regular, entendem e efetivam a inclusão no espaço escolar e, ainda, como eles se relacionam com os alunos da educação especial. Enquanto método emprega-se a pesquisa bibliográfica complementada pela pesquisa de campo na modalidade qualitativa. A realização da coleta de dados aconteceu por meio de observações do trabalho docente em duas escolas municipais que possuem o AEE e entrevistas semiestruturadas, envolvendo professores da sala de aula do ensino regular e educadoras do AEE que auxiliam no processo de inclusão das crianças nessas escolas. A análise desse material foi embasada pelos pressupostos de Bardin (2011) com a Análise de Conteúdo. Diante das observações e entrevistas pode-se perceber uma insegurança por parte dos profissionais que atuam junto aos estudantes da educação especial, bem como aos alunos com Transtorno do Espectro Autista –TEA, por falta de cursos de formação que instrumentalize-os para atuarem de forma mais efetiva, de modo que venham a ser intermediadores de conhecimento, atendendo à singularidade de cada criança, possibilitando a elaboração de conhecimentos e saberes escolares.Referências
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