O PROUNI e seus egressos: uma articulação entre educação, trabalho e juventude

Visualizações: 584

Autores

  • Fabiana de Souza Costa Ministério da Educação

Palavras-chave:

Políticas Públicas. Educação Superior.Trabalho. Acesso. Juventude

Resumo

Este artigo visa compreender a articulação entre o tema da Educação Superior, Trabalho e Juventude no Brasil, tendo por referência o Programa Universidade para Todos (ProUni). O Programa foi instituído em 2005, e se constitui como uma política pública educacional que possibilita o acesso de jovens de baixa renda à Educação Superior privada. Partimos da seguinte reflexão: O ProUni, enquanto uma Política Pública de Acesso à Educação Superior, possibilitou melhores condições de inserção no mercado de trabalho, assim como melhorias na condição socioeconômica dos seus egressos? Como hipótese inicial do estudo, partimos da premissa de que o acesso aos níveis educacionais, desde a educação fundamental até o nível superior, isoladamente, não são suficientes para garantir uma ascensão social, mas sem o acesso a educação, certamente torna-se mais difícil uma evolução desses jovens na escala social brasileira. 

 

Biografia do Autor

Fabiana de Souza Costa, Ministério da Educação

Doutora em Educação pela PUC-SP; autora do Livro ProUni: o olhar dos estudantes beneficiários; Coordenadora-Geral de Relações Estudantis - SESu/Ministério da Educação.

Downloads

Publicado

18-08-2014

Como Citar

Costa, F. de S. (2014). O PROUNI e seus egressos: uma articulação entre educação, trabalho e juventude. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 5(14), 144–156. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/474