PROCESSOS PRÓPRIOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM ESCOLAR EM UMA COMUNIDADE INDÍGENA NO OIAPOQUE
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https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4748Palavras-chave:
Cultura, Educação indígena, Educação escolar indígenaResumo
Este artigo apresenta uma pesquisa realizada na Aldeia Manga da etnia indígena Karipuna no Oiapoque, estado do Amapá. A pesquisa é de natureza qualitativa e descritiva em que foram utilizados como instrumentos para produção de dados a observação participante, rodas de conversas e entrevistas. Procuramos entender o processo de construção da educação escolar indígena, em que os saberes e fazeres são a base do planejamento escolar. Para isso, investigamos os próprios sujeitos ativos desse processo: cacique, docentes indígenas, sábios e alunos indígenas. O método da história oral foi apropriado para obtenção dos dados, em função da flexibilidade da forma de apresentar o conteúdo e pessoalidade interpretativa da informação de cada sujeito pesquisado. Na coleta e análise dos dados, considerando o nível de subjetividade apresentado pela dinâmica do método da história oral, as perguntas foram alinhadas de forma diferente para cada informante, obedecendo ao tempo e a capacidade de construção do raciocínio de cada um. Foi possível identificar o processo transformador dos arranjos da educação indígena sendo trabalhados e aplicados nos procedimentos pedagógicos da educação escolar indígena na escola da aldeia.
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