A plataforma Khan Academy no ensino de matemática
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https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4775Palavras-chave:
Educação, Ensino, Ensino de Matemática, Tecnologias de informação e comunicação, Plataforma Khan AcademyResumo
O objetivo deste artigo foi discutir as potencialidades e limitações da Plataforma Khan Academy no ensino e no estudo de Matemática, em cursos de extensão presencial e on line e, também, na disciplina Matemática I, do Ensino Médio Integrado em Eletrotécnica, no campus de Aracaju, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Sergipe (IFS). Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com relação aos três cursos ofertados, com base na utilização da plataforma virtua Khan Academy. Os dados observados, segundo a Análise de discurso, de Orlandi (2008), apontam que a referida Plataforma se constitui numa importante ferramenta gratuita à disposição dos docentes e discentes, que está em processo de construção, reformulação e adequação. No entanto, para explorar todo o potencial pedagógico que ela representa, faz-se necessário aprofundar as reflexões sobre sua metodologia didática, uma vez que foram testadas três formas de utilizá-la. Em todas elas, registrou-se uma baixa taxa de adesão dos estudantes, não se destacando para eles como um fator motivacional para estudar Matemática.
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