A plataforma Khan Academy no ensino de matemática
Visualizações: 649DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4775Palavras-chave:
Educação, Ensino, Ensino de Matemática, Tecnologias de informação e comunicação, Plataforma Khan AcademyResumo
O objetivo deste artigo foi discutir as potencialidades e limitações da Plataforma Khan Academy no ensino e no estudo de Matemática, em cursos de extensão presencial e on line e, também, na disciplina Matemática I, do Ensino Médio Integrado em Eletrotécnica, no campus de Aracaju, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Sergipe (IFS). Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com relação aos três cursos ofertados, com base na utilização da plataforma virtua Khan Academy. Os dados observados, segundo a Análise de discurso, de Orlandi (2008), apontam que a referida Plataforma se constitui numa importante ferramenta gratuita à disposição dos docentes e discentes, que está em processo de construção, reformulação e adequação. No entanto, para explorar todo o potencial pedagógico que ela representa, faz-se necessário aprofundar as reflexões sobre sua metodologia didática, uma vez que foram testadas três formas de utilizá-la. Em todas elas, registrou-se uma baixa taxa de adesão dos estudantes, não se destacando para eles como um fator motivacional para estudar Matemática.
Referências
FERRETE, A. A. S.; FERRETE, R. B. Reflexões sobre a tecnologia computacional na educação: a experiência do IFS. Aracaju: IFS, 2016.
______. As tecnologias móveis digitais nos cursos de licenciatura. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 4., 2017. Recife. Anais ... Recife: Sociedade Brasileira de Computação, 2017. p. 584-593. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/ view/7442. Acesso em: jan. 2018.
ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 8. ed. Campinas: Pontes, 2008.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
SILVA, R. S.; MARTINEZ, M. L. S. Dificuldades na matemática básica: o processo de ensino-aprendizagem para a vida. In: CONGRESSO NACINAL DE EDUCAÇÃO, 13., 2017. Anais ... Curitiba: EDUCERE, 2017. p. 11839-11850.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.