O ensino de robótica educacional por meio de metodologias ativas: o olhar da fenomenologia para os desafios e possibilidades na prática pedagógica do professor
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https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4835Palavras-chave:
Robótica educacional, Metodologias ativas, Prática pedagógica, FenomenologiaResumo
A presente pesquisa, de cunho qualitativo, tem como objetivo interpretar – a partir da fenomenologia – os desafios e possibilidades na inserção da robótica educacional por meio de metodologias ativas na prática pedagógica do professor. Como procedimento metodológico, pode-se utilizar, nesta pesquisa, o método fenomenológico de investigação. Desta forma, o processo de construção de dados no lócus de pesquisa decorreu a partir da aplicação de entrevista semiestruturada, questionário semiestruturado e observação sistemática com quatro professores que trabalham em uma escola pública na rede de ensino no município de Caraúbas-RN. A princípio, antes mesmo de aplicarmos os instrumentos de pesquisa com os sujeitos desta pesquisa, promovemos duas semanas de capacitação em robótica educacional por meio de metodologias ativas. Após essa experiência vivenciada, passamos a interpretar – sob o olhar da fenomenologia – o discurso reverberado pelos professores. Mediante a interpretação dos sentidos produzidos pelos sujeitos desta pesquisa, foi possível constatar que o professor quando trabalha com a robótica educacional por meio de metodologias ativas tem a chance de promover na sala de aula uma prática pedagógica híbrida, flexível e inovadora para os alunos. Por outro lado, ficou evidente que as instituições terão que transpassar vários desafios para inserir a robótica educacional por meio de metodologias ativas no currículo escolar.
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