A colonização de Rondônia e o projeto LOGOS II (1970-1990)
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4861Palavras-chave:
Ditadura Militar, Formação de Professores, Zona ruralResumo
O regime militar lançou diversas campanhas que tiveram como objetivo a ocupação do extinto Território Federal de Rondônia, atual estado de Rondônia. Como consequência, migrantes se descolocaram de diversas regiões para se estabelecerem nas paragens do poente. Contudo, não foram oferecidas condições para o recebimento dessas pessoas, que enfrentaram problemas relacionados à falta de escolas, saúde e estradas. A formação de profissionais da educação constituía outro problema. Para resolver tal situação, foi implantado o Projeto Logos II, um programa de formação de professores a distância. Assim, questão norteadora deste artigo é: como se deu a formação de professores no Território Federal de Rondônia (posteriormente, estado de Rondônia), via Logos II, em tempos de colonização? Para responder essa questão, foram usados como fontes as legislações, o Projeto-piloto do Logos II (CETEB, 1984) e artigos de jornais e revistas. Como aporte teórico-metodológicos, foram usados principalmente, as teorias de Carlo Ginzburg, Peter Burke, Marc Bloch, Jacques Le Goff e Maurice Halbwachs. Constatamos que o Logos II foi um dos primeiros cursos de habilitação de professores em Rondônia e formou diversos docentes para o ensino na zona rural do estado, sendo que as dificuldades dos cursistas foram grandes, considerando as adversidades da região.
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