Dicumba e Aprendizagem Significativa no Ensino de Química
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4891Palavras-chave:
Metodologia Dicumba, Aprendizagem significativa, Aprender pela pesquisaResumo
Buscando promover mudanças significativas na prática pedagógica e no desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem na rede pública de ensino, este artigo expõe a aplicação da metodologia Dicumba (Desenvolvimento Cognitivo Universal-Bilateral da Aprendizagem) à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa; uma metodologia de ensino em que o estudante por meio da pesquisa torna-se construtor dos próprios saberes a partir da vivência, da curiosidade e do interesse. Esta pesquisa-ação de cunho qualitativo foi desenvolvida ao longo de três meses com uma turma de 2º ano do Ensino Médio. A coleta de dados foi realizada por meio da observação participante, dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos e da aplicação de um questionário estruturado. Os dados coletados foram interpretados e apresentados por meio de tabelas e gráficos à luz de teóricos sobre a metodologia Dicumba. Ao serem interpretados os resultados, pode-se concluir que a Dicumba é uma estratégia didático-pedagógica que potencializar a aprendizagem do aluno de forma significativa, crítica, autônoma e reflexiva, despertando neste a curiosidade, a argumentação crítica e o interesse pela ciência por meio da problematização e do reconhecimento de novos saberes.
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