Dicumba e Aprendizagem Significativa no Ensino de Química

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4891

Palavras-chave:

Metodologia Dicumba, Aprendizagem significativa, Aprender pela pesquisa

Resumo

Buscando promover mudanças significativas na prática pedagógica e no desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem na rede pública de ensino, este artigo expõe a aplicação da metodologia Dicumba (Desenvolvimento Cognitivo Universal-Bilateral da Aprendizagem) à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa; uma metodologia de ensino em que o estudante por meio da pesquisa torna-se construtor dos próprios saberes a partir da vivência, da curiosidade e do interesse. Esta pesquisa-ação de cunho qualitativo foi desenvolvida ao longo de três meses com uma turma de 2º ano do Ensino Médio. A coleta de dados foi realizada por meio da observação participante, dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos e da aplicação de um questionário estruturado. Os dados coletados foram interpretados e apresentados por meio de tabelas e gráficos à luz de teóricos sobre a metodologia Dicumba. Ao serem interpretados os resultados, pode-se concluir que a Dicumba é uma estratégia didático-pedagógica que potencializar a aprendizagem do aluno de forma significativa, crítica, autônoma e reflexiva, despertando neste a curiosidade, a argumentação crítica e o interesse pela ciência por meio da problematização e do reconhecimento de novos saberes.

Biografia do Autor

Bruna Carminatti, Universidade de Passo Fundo

Doutora e Mestra em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio
Grande do Sul (UFRGS). Licenciada em Química pela Universidade de Passo Fundo (UPF). E-mail:
bru.carminatti@gmail.com.

Everton Bedin, Universidade Federal do Paraná

Pós-doutorado e Doutorado em Educação em Ciências (UFRGS). Mestre em Educação Química (UFU). Especialização em Gestão Educacional (UFSM) e em Tecnologias da Informação e Comunicação (FURG). Graduado em Licenciatura em Química (UPF). Professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Linha de Investigação: Processos de ensino e aprendizagem e formação de professores em ciências.

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Publicado

30-08-2022

Como Citar

Carminatti, B., & Bedin, E. (2022). Dicumba e Aprendizagem Significativa no Ensino de Química. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(38). https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4891