O LIVRO DIDÁTICO “UPÉICHA ROHAI - ORE KUATIA ÑE'Ẽ PETEĨHA” COMO ESTRATÉGIA DE ESCOLARIZAÇÃO EM UMA ALDEIA INDÍGENA

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4930

Palavras-chave:

Livro etnográfico, Língua Guarani, Ensino, Tática

Resumo

Este trabalho é parte de pesquisa concluída, que analisou a criação e o funcionamento de  uma escola na Aldeia Jarará, localizada em Juti, Mato Grosso do Sul. Neste texto foi analisada a produção e o uso de um livro didático (LD) e etnográfico, escrito na língua materna Guarani, e intitulado “Upéicha Rohai: Ore kuatia ñe'ẽ peteĩha”, que significa “Assim escrevemos: nosso primeiro livro” (GONSALVES et al., 1993), e que contribuiu para o funcionamento da escola na Aldeia. O LD foi produzido no seio do Movimento de Professores Indígenas junto ao Conselho Indigenista Missionário de Dourados (CIMI), no ano de 1993, com a participação de dois professores indígenas daquele município. Um dos autores desse LD contribuiu com a pesquisa por meio de entrevista e fornecendo fontes documentais e fotograficas. Como resultado, observou-se que a tática empreendida para viabilizar a educação escolar almejada pela comunidade indígena, tinha como perspectiva que a educação fosse oferecida na terra indígena e não na cidade, como vinha ocorrendo. Conclui-se que o Livro foi produzido e utilizado como estratégia de luta e ferramenta de ensino, principalmente quando foi adotado como referência na escola indígena de Juti e em outras escolas de aldeias localizadas no estado.

Biografia do Autor

Rosângela Farias Silva, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pelo Centro Universitário da Grande Dourados/UNIGRAN. Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD, na Linha de pesquisa: História da Educação, Memória e Sociedade. 

Rosemeire de Lourdes Monteiro Ziliani, Universidade Federal da Grande Dourados

Pós-doutorado em Psicologia (2019) e Doutorado em Educação (2009) pela UFMS. Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da UFGD. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Memória e Sociedade (GEPHEMES).

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Publicado

21-05-2022

Como Citar

Silva, R. F., & Ziliani, R. de L. M. (2022). O LIVRO DIDÁTICO “UPÉICHA ROHAI - ORE KUATIA ÑE’Ẽ PETEĨHA” COMO ESTRATÉGIA DE ESCOLARIZAÇÃO EM UMA ALDEIA INDÍGENA. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(37). https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4930

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Artigos