Processo de implantação do PROUNI nas universidades comunitárias: um estudo da universidade católica de Goiás

Visualizações: 509

Autores

  • Suzanir Fernanda Maia Anhnaguerna/Uniderp
  • Mariluce Bittar Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

Palavras-chave:

Política de Educação Superior, ProUni, Universidade Comunitária.

Resumo

Este artigo analisa o processo de implantação do ProUni nas IES Comunitárias com base na experiência da Universidade Católica de Goiás (UCG). Seu objetivo foi investigar as mudanças ocorridas na IES com a implantação do ProUni entre 2005 e 2008. A metodologia incidiu na revisão bibliográfica; levantamento de documentos sobre o ProUni (2004 a 2008a); elaboração e aplicação de questionário; categorização e análise dos dados. Conclui-se que o ProUni é um Programa necessário, que deve ser modificado em alguns aspectos e que se constitui como uma política de governo concebida para um período de 10 anos, sem garantia de continuidade; por essa razão configura-se como uma política de governo e não como política de Estado, na direção de um direito social garantido constitucionalmente. Para as IES Comunitárias representou a readequação, ou extinção, dos programas institucionais de bolsas de estudos e da redistribuição do percentual destinado à filantropia. 

Biografia do Autor

Suzanir Fernanda Maia, Anhnaguerna/Uniderp

Pesquisas sobre a Política de Educação Superior no Brasil e temas que envolvem o Serviço Social no contexto Brasileiro.

Mariluce Bittar, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

Pesquisas sobre Política de Educação Superior no Brasil; Políticas de Cotas; Acesso e permanência na Educação Superior; Expansão do Ensino Superior no Brasil, entre outros.

Downloads

Publicado

16-12-2013

Como Citar

Maia, S. F., & Bittar, M. (2013). Processo de implantação do PROUNI nas universidades comunitárias: um estudo da universidade católica de Goiás. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 4(11), 182–206. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/527