De estudante a professor: estudo sobre a formação inicial de professores e ingresso na carreira
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5336Palavras-chave:
Formação inicial de professores, Identidade profissional docente, Professor inicianteResumo
Este texto constitui-se num recorte dos resultados da dissertação de mestrado, trazendo à discussão a importância do curso de formação inicial de professores e suas contribuições para a construção da identidade profissional dos estudantes do curso de Pedagogia. A pesquisa insere-se no campo qualitativo, bem como tem caráter longitudinal, visto que os sujeitos da pesquisa foram acompanhados durante a formação inicial, do início ao final do curso de Pedagogia, e quando iniciaram a vida profissional como professores da Educação Básica. O levantamento de dados foi realizado a partir da aplicação de questionários e realização de grupos de discussão. Os resultados da pesquisa sinalizam fragilidades na formação inicial de professores e o quanto o início da carreira profissional docente é frustrante e angustiante. Apontamos necessidades em repensar a formação inicial de professores, bem como a intersecção escola e universidade, numa tentativa de atenuar o impacto no início da carreira do professor iniciante.
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