Entre foto (e) grafias: percursos e indícios da produção de saberes docentes no cotidiano escolar

Visualizações: 563

Autores

  • Admir Soares de Almeida Junior (SMED/BH - PUC-MINAS - GEPEC/FE- UNICAMP).
  • Guilherme do Val Toledo Prado Professor do Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas e Coordenador do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada.

Resumo

O presente texto toma como referência narrativas (visuais, orais e escritas) produzidas por professores/as de educação física para evidenciar e discutir os saberes produzidos pelos mesmos no cotidiano escolar. A questão que mobilizou a produção deste estudo foi a seguinte: Quais saberes docentes são evidenciados nas narrativas produzidas por professores/as de educação física? Neste trabalho, as imagens fotográficas ocupam um papel estratégico no processo de produção das narrativas dos docentes. No tocante aos saberes produzidos pelos docentes as narrativas expressam um conjunto de saberes que se constroem a partir do reconhecimento da condição sociocultural dos estudantes. Pode-se perceber um movimento por parte dos docentes de considerarem os estudantes como sujeitos que também produzem saberes nas aulas.

 

Palavras-chave: Fotografias. Narrativas. Saberes Docentes.

Downloads

Publicado

06-12-2013

Como Citar

Almeida Junior, A. S. de, & Prado, G. do V. T. (2013). Entre foto (e) grafias: percursos e indícios da produção de saberes docentes no cotidiano escolar. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 4(10), 62–77. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/534