Formação de educadoras(es): diálogos possíveis entre Brasil e Finlândia
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https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5358Palavras-chave:
Formação de Educadores, Prática Pedagógica, Reflexão, Finlândia, Educação Centrada em EstudantesResumo
Este trabalho busca contribuir para a área da formação de educadoras e educadores a partir de experiências docentes e de pesquisa na Universidade de Brasília (UnB) e na Universidade de Helsinki. Por meio destes variados contextos educacionais, foi possível identificar caminhos que vêm sendo trilhados para a formação de professores em relação às práticas didático-pedagógicas e reflexivas realizadas. Utilizando-nos de registros escritos reflexivos e entrevistas, ponderamos sobre as possibilidades de práticas e posturas didático-pedagógicas na formação de educadoras/es. Nesta esteira de possibilidades, dialogamos com espaços tradicionais da formação de professores e como a relação entre estudos teóricos e suas possibilidades de aplicação prática estão presentes. Discutimos sobre a importância da inserção de diferentes espaços de vivência dos conteúdos trabalhados, para além dos Estágios Supervisionados. Por meio de diálogos teóricos entre autores do campo da Pedagogia com o paradigma da Educação Centrada em Estudantes foi identificada, como parte dos resultados, a importância de um espaço de reflexão acerca dos processos de construção de conhecimentos, tanto enquanto estudantes quando enquanto futuros educadores e facilitadores de aprendizagem.Referências
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