Relações entre discursos ao ensinar a ensinar
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https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5374Palavras-chave:
Formação de professores, Curso de Pedagogia, Ensino da didática, Interdisciplinaridade, IntradisciplinaridadeResumo
Este trabalho dedica-se à análise do ensino da elaboração do plano de aula, focalizando as relações entre discursos nas aulas de Didática. Pretende compreender o que subjaz as práticas pedagógicas na formação de professores, no curso de Pedagogia, por meio da análise do estabelecimento de relações entre discursos no ensino da referida área utilizando o conceito de classificação, de Basil Bernstein. A coleta de dados foi realizada em uma instituição universitária privada, na cidade de São Paulo. As informações foram coletadas por meio da observação de aulas e organizadas por meio de cenas. Seus resultados apontam mecanismos restritivos que caracterizam a fragilidade do estabelecimento de relações de discursos entre os conteúdos do ensino do componente curricular em questão bem como do tema plano de aula e conteúdos de outras disciplinas cursadas pelos discentes e/ou experiências vividas pelos alunos, o que ocasiona restrição na condição de ampliação da compreensão relacional na área da educação.
Palavras-chave: Formação de professores. Curso de Pedagogia. Ensino da Didática. Interdisciplinaridade. Intradisciplinaridade.
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