Relações entre discursos ao ensinar a ensinar

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5374

Palavras-chave:

Formação de professores, Curso de Pedagogia, Ensino da didática, Interdisciplinaridade, Intradisciplinaridade

Resumo

Este trabalho dedica-se à análise do ensino da elaboração do plano de aula, focalizando as relações entre discursos nas aulas de Didática. Pretende compreender o que subjaz as práticas pedagógicas na formação de professores, no curso de Pedagogia, por meio da análise do estabelecimento de relações entre discursos no ensino da referida área utilizando o conceito de classificação, de Basil Bernstein. A coleta de dados foi realizada em uma instituição universitária privada, na cidade de São Paulo. As informações foram coletadas por meio da observação de aulas e organizadas por meio de cenas. Seus resultados apontam mecanismos restritivos que caracterizam a fragilidade do estabelecimento de relações de discursos entre os conteúdos do ensino do componente curricular em questão bem como do tema plano de aula e conteúdos de outras disciplinas cursadas pelos discentes e/ou experiências vividas pelos alunos, o que ocasiona restrição na condição de ampliação da compreensão relacional na área da educação. 

 Palavras-chave: Formação de professores. Curso de Pedagogia. Ensino da Didática. Interdisciplinaridade. Intradisciplinaridade.

Biografia do Autor

Ana Carolina Colacioppo Rodrigues, Centro Universitário UNISANTARITA (Unisan)

É licenciada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre em Educação: História, Política, Sociedade, pela mesma instituição, e doutora em Educação pelo mesmo programa de Pós-Graduação. Realizou pós-doutorado entre 2018 e 2019. Tem experiência na área da Educação, com ênfase no exercício do magistério, no ensino superior e na educação básica. Atua com pesquisas principalmente nos seguintes temas: didática, avaliação educacional, formação de professores e política educacional.

Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1985), Mestrado (2003), Doutorado (2007) Pós-Doutorado (2016) em Educação: História, Política, Sociedade: Educação e Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem ampla experiência na área de Educação em diferentes âmbitos. Os interesses de pesquisa, investigados a partir de aportes teóricos referidos à Sociologia da Educação, incidem principalmente nos seguintes temas: condições de trabalho do professor, formação de professores, trabalho do professor e políticas públicas, prática pedagógica, exercício docente, habitus docente, escola na prisão. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Guarulhos, atuando na Graduação (curso de Pedagogia) e na Pós-Graduação em Educação (Mestrado Acadêmico e Doutorado).

Isabel Melero Bello, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e doutorado em Educação: Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Universidade de São Paulo (2008). Realizou estágio de doutoramento em Paris no Institut National de Recherche Pédagogique (INRP) em 2007. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Formação de Professores, Currículo Escolar e Políticas Educacionais. Atualmente, é professora associada da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo do curso de Pedagogia e da pós-graduação em Educação (stricto sensu) na área de Teorias do Currículo e Formação de Professores. É Líder do grupo de pesquisa Políticas Educacionais, Formação de Professores e Saberes Escolares - PEFProSE criado em 11/06/2018. Certificado pela Universidade Federal de Guarulhos. dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3668279461660378.

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Publicado

02-11-2021

Como Citar

Rodrigues, A. C. C., Penna, M. G. de O., & Bello, I. M. (2021). Relações entre discursos ao ensinar a ensinar. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(35), 487–505. https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5374