O impacto dos termos competências e habilidades na prática docente de uma professora paulista

Visualizações: 573

Autores

  • Deise Aparecida Peralta Faculdade de Engenharia UNESP - Ilha Solteira
  • Jair Lopes Júnior Faculdade de Ciências UNESP - Bauru
  • Harryson Júnio Lessa Gonçalves Faculdade de Engenharia UNESP - Ilha Solteira
  • Ana Lúcia Braz Dias Central Michigan University

Palavras-chave:

Currículo, Educação Básica, Competências, Habilidades.

Resumo

O artigo visa contribuir com discussões sobre como os documentos oficiais do Currículo do Estado de São Paulo, implantado no ano de 2008 em toda a rede estadual de ensino de São Paulo, bem como suas ações de formação continuada, fornecem orientações ao professor sobre o desenvolvimento de competências e habilidades visando garantir, com isso, um desempenho satisfatório dos alunos. Como metodologia, o estudo utilizou entrevistas semiestruturadas realizadas com uma professora da rede pública estadual paulista, conduzidas ao longo de seis reuniões. Os resultados apontaram que o Currículo do Estado de São Paulo, o qual se integra ao Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP), ao solicitar que professores da Educação Básica cumpram a tarefa de proporcionar aos alunos o desenvolvimento de competências e habilidades, não se apresenta efetivo nas orientações para formas de condução e alteração de práticas docentes. 

Biografia do Autor

Deise Aparecida Peralta, Faculdade de Engenharia UNESP - Ilha Solteira

Professora Assistente Doutora no Departamento de Matemática da Faculdade de Engenharia Campus Ilha Solteira - UNESP.Atua na área de Educação Matemática e Ensino de Ciências.

Jair Lopes Júnior, Faculdade de Ciências UNESP - Bauru

Professor Assistente Doutor no Departamento de Psicologia da  Faculdade de Ciências  Campus Bauru - UNESP.Atua na área de Ensino de Ciências e Matemática

Harryson Júnio Lessa Gonçalves, Faculdade de Engenharia UNESP - Ilha Solteira

Professor Assistente Doutor no Departamento de Biologia da Faculdade de Engenharia Campus Ilha Solteira - UNESP.Atua na área de Educação Matemática e Ensino de Ciências.

Ana Lúcia Braz Dias, Central Michigan University

Professora  Doutora no Departamento de Matemática da Central Michigan University - USA

Downloads

Publicado

07-12-2013

Como Citar

Peralta, D. A., Lopes Júnior, J., Gonçalves, H. J. L., & Dias, A. L. B. (2013). O impacto dos termos competências e habilidades na prática docente de uma professora paulista. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 4(10), 219–232. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/539