A produção científica no Brasil sobre as parcerias público-privadas e a formação continuada de professores
Visualizações: 409DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5400Palavras-chave:
Parcerias público-privadas., Formação continuada de professores, Revisão SistemáticaResumo
Este artigo tem o objetivo de construir um panorama da produção científica realizada no Brasil acerca das parcerias público-privadas na formação continuada de professores, fundamentado em pesquisas de periódicos encontrados na base de dados da Scientific Electronic Library Online e de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, referentes ao período de 2006 a 2019. Essas parcerias se referem a contratos entre o poder público e o setor privado, no intuito de ofertar formação aos docentes em exercício na educação básica. Para tanto, após consulta aos objetivos de cada artigo, foram selecionados dez artigos a partir desse levantamento. Os resultados indicam que, apesar das parcerias público-privadas terem se expandido nas últimas décadas no Brasil, ainda são escassos os estudos que têm como objeto a formação continuada, o que nos leva a concluir que há a necessidade de ampliar o repertório das pesquisas sobre a temática, de forma crítica.Referências
ADRIÃO, Theresa Maria de Freitas et al. As parcerias entre prefeituras paulistas e o setor privado na política educacional: expressão de simbiose? Revista Educ. Sociedade, Campinas, v. 33, n. 119, p. 533-549, abr.-jun. 2012
ADRIÃO, Theresa Maria de Freitas et al. Grupos empresariais na educação
básica pública brasileira: limites à efetivação do direito à educação. Revista Educ. Soc., Campinas, v. 37, nº. 134, p.113-131, jan.-mar., 2016.
ATALLAH, N.A.; CASTRO A.A. Revisões sistemáticas da literatura e metanálise: a melhor forma de evidência para tomada de decisão em saúde e a maneira mais rápida de atualização terapêutica. Diagnóstico & Tratamento. v.2, n.2, p.12-15, 1997
BALL, S. J.; OLMEDO, A. A 'nova' filantropia, o capitalismo social e as redes de políticas globais em educação. In: PERONI, Vera Maria. Redefinições das fronteiras entre o público e o privado: implicações para a democratização da educação. Brasília: Liber Livro, 2013, p. 33-47.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BEZERRA, Egle Pessoa. Parceria público-privada nos municípios de Brotas e Pirassununga: estratégias para a oferta do ensino?. Dissertação(mestrado) – Instituto de Biociências, UNESP, São Paulo.2008.
CAETANO, Maria Raquel; PERONI, Vera Maria Vidal. Relações entre o público e o privado e a formação de professores no programa jovem de futuro do Instituto Unibanco. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v.7, n.3, p.537-551, set/dez/2014.
CAETANO, Maria Raquel; PERONI, Vera Maria Vidal. Atuação em rede e o projeto jovem de futuro: a privatização do público. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 41, n. 2, p. 407-428, abr./jun. 2016.
CAETANO, Maria Raquel. Lógica privada na educação pública, redes globais e a formação de professores. Revista Eletrônica de Educação, v. 12, n. 1, p. 120-131, jan./abr. 2018.
COUNSELL, C. Formulating questions and locating primary studies for inclusion in systematic reviews. Ann Intern Med, v.1, n.127, p.380-7, 1997.
CÓSSIO, Maria de Fátima. A nova gestão pública: alguns impactos nas políticas educacionais e na formação de professores. Revista Educação, Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 66-73, jan.-abr. 2018.
COCHRANE, Reviewers. Handbook 4.1 [updatedJune 2000]. In: Review Manager (RevMan) [Computer program]. Version 4.1. Oxford, England: The Cochrane Collaboration, 2000. Availablefrom: http://www.cochrane.dk/cochrane/handbook/hanbook.htm.
DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Parcerias na Administração pública: concessão, permissão, franquia, terceirização, parceria público-privada e outras formas. São Paulo: Atlas, 2008.
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio; ZEICHNER, Kenneth M. Formação de professores: tentativas de privatização da preparação de docentes da educação básica no mundo. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
FERREIRA, Valéria Silva; SILVA, Sandra Cristina Vanzuita da. Expansão dos sistemas de ensino privado nos sistemas educacionais públicos municipais de Santa Catarina. Revista Acta Scientiarum, Maringá, v. 36, n. 2, p. 199-206, July-Dec., 2014.
FREITAS, Helena Costa Lopes de. (Nova) Política de formação de professores: a prioridade postergada. Educação & sociedade,Revista do Centro de Estudos Educação e Sociedade, da Universidade Estadual de Campinas (Cedes/Unicamp), v.28, n.100, p. 1203-1230. 2007.
FREITAS, Luís Carlos de. A reforma empresarial da educação: novas direitas e velhas ideias. São Paulo: expressão popular, 2018.
MÉSZÁROS, I. A Educação para além do Capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
MUÑOZ, Susana Inés Segura et.al. Revisão Sistemática de literatura e metanálise: noções básicas sobre seu desenho, interpretação e aplicação na área da saúde.In: Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium. San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002.
PÉREZ GOMEZ, Angel. A função e formação do professor/a no ensino para a compreensão: diferentes perspectivas. In: SACRISTÁN, José Gimeno; PÉREZ GOMEZ, Angel. (Orgs). Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998, p. 253-372.
PERONI, V.M.; CAETANO, M. R. O Público e o Privado em educação. Projetos em disputa? Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 337-352, jul./dez. 2015
RODRIGUEZ, Vicente; VIEIRA, Marcelo. Descentralização e formação continuada de professores na RMC. Revista Pro-Posições, Campinas, v. 23, n. 2 (68), p. 67-90, maio/ago. 2012.
RAMOS, Marilú Dascanio; DRI, Wisllayne Ivellyze de Oliveira. O setor privado no sistema educacional brasileiro: uma vertente da mercantilização da educação. Revista Acta Scientiarum, Education. Maringá, v. 34, n. 1, p. 71-80, jan.-june, 2012.
RODRIGUEZ, Vicente; SILVA, Domingos Pereira da. Formação continuada em serviço em contextos descentralizados. Cadernos Cedes. Campinas, v. 35, n. 97, p. 553-574, set.-dez, 2015.
ROTHER. Edna Terezinha. Revisão sistemática e revisão narrativa. Revista Acta Paul Enfermagem, v.20 nº 02. 2007.
SAMPAIO; R.F; MANCINI, M.C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista brasileira de fisioterapia. São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, jan./fev. 2007.
SILVA, M. S. P. da; CARVALHO, L. S. Faces do gerencialismo em educação no contexto da nova gestão pública. Educação em Questão, Natal, v. 50, n. 36, p. 211-239, set./dez. 2014.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Docência como atividade profissional. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; D´ÁVILA, Cristina Maria. (Orgs). Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas: Papirus, 2012, p. 13-22.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.