O trabalho docente na educação infantil: construção dos saberes e práticas das professoras iniciantes e militantes

Visualizações: 1324

Autores

  • Camila Macenhan Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR (UEPG)
  • Susana Soares Tozetto Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR (UEPG)

Palavras-chave:

Saberes docente, Formação de professores, Prática pedagógica

Resumo

A discussão sobre formação dos professores e construção dos saberes docentes possibilita um olhar crítico sobre as ações dos profissionais da área da educação, sendo assim, traçamos como objetivos da pesquisa analisar os conhecimentos que fundamentam a ação pedagógica das professoras que atuam na Educação Infantil, caracterizar historicamente o trabalho docente e discutir as práticas do professor iniciante e do professor que já exerce a profissão por um período maior de tempo na etapa da Educação Infantil. Realizamos entrevistas semi-estruturadas com professoras iniciantes e militantes, bem como, um estudo criterioso sobre o tema. Percebemos características do trabalho docente no início da carreira do professor de Educação Infantil e quais as considerações realizadas pelos professores iniciantes e militantes a respeito dos recursos teórico-práticos que recorrem para tomar decisões. Guarnieri (2005), Imbernón (2005), Saviani (2009) e Tardif; Raymond (2000) são autores que foram de extrema importância para a constituição do referencial teórico dessa pesquisa. 

 

Biografia do Autor

Camila Macenhan, Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR (UEPG)

Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.

Susana Soares Tozetto, Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR (UEPG)

Doutora em Educação Escolar; Professora adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa, do Departamento de Educação, do Programa de Pós-Graduação (Mestrado/Doutorado) e líder do Grupo de Pesquisa sobre Trabalho Docente (GEPTRADO).

Downloads

Publicado

06-12-2013

Como Citar

Macenhan, C., & Tozetto, S. S. (2013). O trabalho docente na educação infantil: construção dos saberes e práticas das professoras iniciantes e militantes. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 4(10), 10–34. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/541