O trabalho docente na educação infantil: construção dos saberes e práticas das professoras iniciantes e militantes
Visualizações: 1354Palavras-chave:
Saberes docente, Formação de professores, Prática pedagógicaResumo
A discussão sobre formação dos professores e construção dos saberes docentes possibilita um olhar crítico sobre as ações dos profissionais da área da educação, sendo assim, traçamos como objetivos da pesquisa analisar os conhecimentos que fundamentam a ação pedagógica das professoras que atuam na Educação Infantil, caracterizar historicamente o trabalho docente e discutir as práticas do professor iniciante e do professor que já exerce a profissão por um período maior de tempo na etapa da Educação Infantil. Realizamos entrevistas semi-estruturadas com professoras iniciantes e militantes, bem como, um estudo criterioso sobre o tema. Percebemos características do trabalho docente no início da carreira do professor de Educação Infantil e quais as considerações realizadas pelos professores iniciantes e militantes a respeito dos recursos teórico-práticos que recorrem para tomar decisões. Guarnieri (2005), Imbernón (2005), Saviani (2009) e Tardif; Raymond (2000) são autores que foram de extrema importância para a constituição do referencial teórico dessa pesquisa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.