O trabalho docente na educação infantil: construção dos saberes e práticas das professoras iniciantes e militantes
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Saberes docente, Formação de professores, Prática pedagógicaResumo
A discussão sobre formação dos professores e construção dos saberes docentes possibilita um olhar crítico sobre as ações dos profissionais da área da educação, sendo assim, traçamos como objetivos da pesquisa analisar os conhecimentos que fundamentam a ação pedagógica das professoras que atuam na Educação Infantil, caracterizar historicamente o trabalho docente e discutir as práticas do professor iniciante e do professor que já exerce a profissão por um período maior de tempo na etapa da Educação Infantil. Realizamos entrevistas semi-estruturadas com professoras iniciantes e militantes, bem como, um estudo criterioso sobre o tema. Percebemos características do trabalho docente no início da carreira do professor de Educação Infantil e quais as considerações realizadas pelos professores iniciantes e militantes a respeito dos recursos teórico-práticos que recorrem para tomar decisões. Guarnieri (2005), Imbernón (2005), Saviani (2009) e Tardif; Raymond (2000) são autores que foram de extrema importância para a constituição do referencial teórico dessa pesquisa.
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