Egressos do Pibid: o movimento de aprender a ser professor e o fazer docente em sala de aula
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5436Palavras-chave:
Formação inicial de professores, Pibid, Aprendizagens da docência.Resumo
Este artigo tem como objeto de estudo, o saber e o fazer docente dos egressos do Programa de Iniciação à Docência (Pibid). O Pibid trata-se de uma política pública educacional criada para contribuir com a formação de professores e incentivar a atuação na docência, principalmente, na educação básica. A pesquisa foi realizada a partir da seguinte questão: quais as contribuições do Pibid para a aprendizagem docente de egressos? O objetivo foi identificar as contribuições do Pibid para o saber e o fazer docente de egressos. Utilizou-se da investigação narrativa, cujo instrumento principal foi constituído por narrativas orais de formação com cinco professores egressos do Pibid. Os resultados sinalizam que o Pibid é um programa que incita práticas inovadoras de aproximação da IES com a escola e oportunizou aos egressos aprendizagens de vários saberes que estão mobilizando como professores que vão desde o planejamento, a forma de lidar com os alunos, a problematização do papel do ensino ao uso de diversos métodos de ensino. Contudo, considera-se ser o Pibid um programa frágil pois, é condicionado a disponibilidades orçamentárias e não contempla todos os licenciandos dos cursos de formação inicial de professores e não inclui também todas as áreas disciplinares das Licenciaturas.
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