Egressos do Pibid: o movimento de aprender a ser professor e o fazer docente em sala de aula
Visualizações: 257DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5436Palavras-chave:
Formação inicial de professores, Pibid, Aprendizagens da docência.Resumo
Este artigo tem como objeto de estudo, o saber e o fazer docente dos egressos do Programa de Iniciação à Docência (Pibid). O Pibid trata-se de uma política pública educacional criada para contribuir com a formação de professores e incentivar a atuação na docência, principalmente, na educação básica. A pesquisa foi realizada a partir da seguinte questão: quais as contribuições do Pibid para a aprendizagem docente de egressos? O objetivo foi identificar as contribuições do Pibid para o saber e o fazer docente de egressos. Utilizou-se da investigação narrativa, cujo instrumento principal foi constituído por narrativas orais de formação com cinco professores egressos do Pibid. Os resultados sinalizam que o Pibid é um programa que incita práticas inovadoras de aproximação da IES com a escola e oportunizou aos egressos aprendizagens de vários saberes que estão mobilizando como professores que vão desde o planejamento, a forma de lidar com os alunos, a problematização do papel do ensino ao uso de diversos métodos de ensino. Contudo, considera-se ser o Pibid um programa frágil pois, é condicionado a disponibilidades orçamentárias e não contempla todos os licenciandos dos cursos de formação inicial de professores e não inclui também todas as áreas disciplinares das Licenciaturas.
Referências
ANDRÉ, M. E. D. A. Estudo de caso: seu potencial em educação. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, FCC, n. 49, 1984, p. 51-54.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto. Edições 70, 2016.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e à métodos. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Portugal: Porto Editora. 1994.
DOWBOR, F. F. Quem educa marca o corpo do outro. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2008. p. 59-74.
DUTRA, E. A narrativa como uma técnica de pesquisa fenomenológica. Estudos de Psicologia. Estudos de Psicologia, 2002, v. 7, n. 2, 371-378.
GATTI, B. A. et al. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). São Paulo: FCC/SEP, 2014.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1996.
AUTORA 1. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, 2016.
AUTORA 2. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) – Universidade do Minho. 2016.
AUTORA 2. Curitiba: Appris, 2017.
AUTORA 2 et al. Educação & Realidade, Porto Alegre, 2017.
AUTORA 2 et al. Educação em Revista, Belo Horizonte, 2018.
PIMENTA, S. G. et al. Saberes pedagógicos e atividade docente. Selma Garrido Pimenta (Org.). – 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
SARMENTO, T. J.; CAPORALE, S. M. M. Cruzar o mar na formação e na ação: narrativas de professores portugueses e brasileiros. Horizontes, v.33, p. 9-18, 2015.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.