O curso de pedagogia no Brasil: uma análise sobre sua história e identidade (1939 – 2019)

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5447

Palavras-chave:

Curso de Pedagogia. Formação Inicial de Professores. Formação do Profissional da Educação.

Resumo

Este texto objetiva apresentar uma análise a respeito da história e da identidade do Curso de Pedagogia no Brasil. Para tanto, toma como referência o período que vai de 1939, ano de criação da graduação, até 2019, com a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e da Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Em termos metodológicos, fundamenta-se na análise documental de textos oficiais que se reportaram na história à formação de professores da Educação Básica e, principalmente, ao referido Curso. Concluímos que, no decurso histórico, o Curso de Pedagogia passou por diferentes configurações indenitárias, sendo, em alguns momentos, definido como um curso de bacharelado, com foco na formação do profissional para atuação em setores da gestão educacional e escolar; e, em outros, desenhado como uma licenciatura, centrada na docência, ao focar na formação do professor polivalente da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental e na formação do profissional da Educação.

Biografia do Autor

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas (DCH) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO/UERN/UFERSA/IFRN).

Osmar Hélio Alves Araújo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/Campus IV - Litoral Norte - Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE)/Departamento de Educação (DED). Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Líder do Grupo de Pesquisa: LACONEX@O/UFPB - Laboratório de práticas, estudos e pesquisas em formação de professores - Universidade e Escolas de Educação Básica.

Jean Mac Cole Tavares Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com Estágio Pós-Doutoral em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).  Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO/UERN/UFERSA/IFRN).

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Publicado

18-06-2021

Como Citar

Medeiros, E. A. de, Araújo, O. H. A., & Santos, J. M. C. T. (2021). O curso de pedagogia no Brasil: uma análise sobre sua história e identidade (1939 – 2019). INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(34), 561–588. https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5447