Agressividade nas aulas de educação física escolar: observando e analisando a prática pedagógica

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Autores

  • Luciana Prezotto Broglio UNIMEP
  • Flávia Baccin Fiorante UNESP/FCLAR

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar a existência, ou não, da agressividade nas aulas de Educação Física Escolar, ministradas para alunos do 6º.ano do Ensino Fundamental, de quatro escolas públicas da cidade de Piracicaba – SP. Buscou-se na literatura alguns autores que, em suas produções, abordassem o tema agressividade para melhor compreensão e maior embasamento teórico. O desenvolvimento metodológico foi embasado em princípios da pesquisa qualitativa, abrangendo a pesquisa descritiva de caráter bibliográfico e de campo com a utilização de observação. Como resultado a pesquisa evidencia a ocorrência de agressividade nas aulas de Educação Física Escolar; em determinados momentos abertamente, em outros mais sutilmente e que a manifestação dessa agressividade depende muito da interação professor-aluno e da maneira como as atividades são desenvolvidas.

 

Palavras-chave: Escola. Educação Física. Agressividade. 

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Publicado

21-12-2012

Como Citar

Broglio, L. P., & Fiorante, F. B. (2012). Agressividade nas aulas de educação física escolar: observando e analisando a prática pedagógica. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 3(9), 106–121. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/547