Escolas invisíveis: o direito à educação sob condições precárias no ensino médio do Ceará

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5479

Palavras-chave:

Gestão educacional, Ensino Médio, Território, Extensão de Matrícula

Resumo

Este artigo é parte de uma tese defendida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará em 2020. Investiga em que condições ocorre a oferta de ensino médio estadual em localidades rurais, nas extensões de matrículas ou anexos. Essa oferta é viabilizada por meio de parceria entre municípios e estado, em que o primeiro assegura espaço físico, e o segundo oferta o ensino médio, subordinado a uma escola-sede. A pesquisa é de abordagem qualitativa e exploratória com estudo de casos múltiplos. Utiliza informações obtidas em pesquisa de campo, documentos oficiais do estado e das escolas, indicadores socioeconômicos e educacionais coletados em bases de dados oficiais. A amostra envolve 5 municípios de diferentes contextos territoriais e 21 distritos onde foram investigados aspectos referentes às oportunidades de acesso e de tratamento na oferta escolar. A análise mostra que os dados de matrícula e resultados educacionais dos anexos estão vinculados aos da escola-sede, tornando essa oferta invisível e mostrando que, apesar de oportunizar o acesso dos jovens ao ensino médio, o faz sob condições precárias de tratamento, como infraestrutura inadequada, ausência de ambientes de apoio pedagógico, restrição de insumos, professores atuando em mais de uma disciplina, dentre outras dificuldades.

Biografia do Autor

Ana Léa Bastos Lima, Universidade Estadual do Ceará

Professora de História da rede estadual de Educação Básica do Ceará. Licenciatura Plena em História (UECE). Doutora em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atua na área de Políticas Públicas Educacionais, Gestão Educacional, Desigualdades Educacionais.

Sofia Lerche Vieira, Universidade Estadual do Ceará

Pesquisadora do CNPq, consultora da FGV-RJ e da Unesco. Foi professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Unilab, da Uninove e do Lemann Center-Stanford. Exerceu os cargos de secretária de educação do estado do Ceará e do município de Aracati-CE. É líder do Grupo de Pesquisa Política Educacional, gestão e Aprendizagem. Professora titular da Universidade Estadual do Ceará.

Eloísa Maia Vidal, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), é professora da associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Desenvolve pesquisas nas áreas de política e gestão educacional, gestão escolar e avaliação de larga escala.

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Publicado

14-06-2023

Como Citar

Lima, A. L. B., Vieira, S. L., & Vidal, E. M. (2023). Escolas invisíveis: o direito à educação sob condições precárias no ensino médio do Ceará. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(39). https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5479