Escolas invisíveis: o direito à educação sob condições precárias no ensino médio do Ceará
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5479Palavras-chave:
Gestão educacional, Ensino Médio, Território, Extensão de MatrículaResumo
Este artigo é parte de uma tese defendida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará em 2020. Investiga em que condições ocorre a oferta de ensino médio estadual em localidades rurais, nas extensões de matrículas ou anexos. Essa oferta é viabilizada por meio de parceria entre municípios e estado, em que o primeiro assegura espaço físico, e o segundo oferta o ensino médio, subordinado a uma escola-sede. A pesquisa é de abordagem qualitativa e exploratória com estudo de casos múltiplos. Utiliza informações obtidas em pesquisa de campo, documentos oficiais do estado e das escolas, indicadores socioeconômicos e educacionais coletados em bases de dados oficiais. A amostra envolve 5 municípios de diferentes contextos territoriais e 21 distritos onde foram investigados aspectos referentes às oportunidades de acesso e de tratamento na oferta escolar. A análise mostra que os dados de matrícula e resultados educacionais dos anexos estão vinculados aos da escola-sede, tornando essa oferta invisível e mostrando que, apesar de oportunizar o acesso dos jovens ao ensino médio, o faz sob condições precárias de tratamento, como infraestrutura inadequada, ausência de ambientes de apoio pedagógico, restrição de insumos, professores atuando em mais de uma disciplina, dentre outras dificuldades.
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