Deficiência e Educação: uma perspectiva histórica da educação de surdos

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Autores

  • Elielson Ribeiro de Sales Faculdades Integradas Ipiranga
  • Adriane de Castro Meneze Sales Faculdades Integradas Ipiranga
  • Francisco Hermes Santos Silva Universidade Federal do Pará (UFPA)

Palavras-chave:

Educação, História, Surdez

Resumo

Procuramos resgatar diferentes momentos e marcos históricos da educação de surdos com o objetivo de analisar os fatos que influenciaram as práticas educacionais contextualizadas a partir dos processos históricos e sociais. Consideramos, principalmente Mazzota (2001), Mendes (1995) e Sassaki (1997), para situar as discussões em períodos, desde a Antiguidade, quando as pessoas identificadas como deficientes eram eliminadas ou abandonadas, passeando pela Idade Média, onde observamos claramente os comportamentos excludentes encobertos por práticas caritativas. No âmbito das políticas socioeducacionais, pudemos observar o desenvolvimento de diferentes trabalhos, indo da exclusão total à práticas de oralização para normalização, educação com base em princípios da comunicação total até as atuais propostas de educação inclusiva bilíngue. Embora cada modelo tenha seu apogeu em momentos históricos distintos, hoje, eles co-existem, desenhando um cenário de realidades diversas, com avanços e entraves de várias ordens.

 

Palavras-chave: Educação. História. Surdez. 

Biografia do Autor

Elielson Ribeiro de Sales, Faculdades Integradas Ipiranga

Departamento de Educação MatemáticaEducação Matemática e Inclusão, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática e surdez.

Adriane de Castro Meneze Sales, Faculdades Integradas Ipiranga

Núcleo de Pesquisa (NUP)

Francisco Hermes Santos Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação de Ciências e Matemáticas do   Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI)

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Publicado

21-12-2012

Como Citar

Sales, E. R. de, Sales, A. de C. M., & Silva, F. H. S. (2012). Deficiência e Educação: uma perspectiva histórica da educação de surdos. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 3(9), 30–44. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/550