Deficiência e Educação: uma perspectiva histórica da educação de surdos
Visualizações: 999Palavras-chave:
Educação, História, SurdezResumo
Procuramos resgatar diferentes momentos e marcos históricos da educação de surdos com o objetivo de analisar os fatos que influenciaram as práticas educacionais contextualizadas a partir dos processos históricos e sociais. Consideramos, principalmente Mazzota (2001), Mendes (1995) e Sassaki (1997), para situar as discussões em períodos, desde a Antiguidade, quando as pessoas identificadas como deficientes eram eliminadas ou abandonadas, passeando pela Idade Média, onde observamos claramente os comportamentos excludentes encobertos por práticas caritativas. No âmbito das políticas socioeducacionais, pudemos observar o desenvolvimento de diferentes trabalhos, indo da exclusão total à práticas de oralização para normalização, educação com base em princípios da comunicação total até as atuais propostas de educação inclusiva bilíngue. Embora cada modelo tenha seu apogeu em momentos históricos distintos, hoje, eles co-existem, desenhando um cenário de realidades diversas, com avanços e entraves de várias ordens.
Palavras-chave: Educação. História. Surdez.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.