A educação escolar prisional no Brasil: identidade, diretrizes legais e currículos
Visualizações: 803Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Identidade, Legislação, currículo.Resumo
Este artigo busca refletir sobre a constituição do espaço escolar na prisão. Primeiramente apresentamos os marcos legais da Educação de Jovens e Adultos Presos. Em seguida as especificidades da educação prisional perante a diversidade dos sujeitos. E por fim refletimos sobre a identidade da educação prisional e possibilidades de construção de um currículo. Conclui-se que a educação no ambiente prisional talvez seja uma das oportunidades reais de prática ressocializadora na medida em que oferece ao aluno outras probabilidades na reconstrução da sua identidade e de resgate da cidadania do homem preso.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Identidade. Legislação. currículo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.