A experimentação no processo de resolução de problemas matemáticos e computacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5586

Palavras-chave:

Educação Matemática. Resolução de Problemas. Tecnologia Digital. Experimentação.

Resumo

A experimentação possibilita a exploração empírica da Matemática, valorizando diferentes formas de raciocínio e representação. Neste artigo, apresenta-se características da experimentação realizada por estudantes do nono ano do Ensino Fundamental ao se engajarem na resolução de problemas matemáticos e computacionais. O estudo se apoia nas ideias de Alan Schoenfeld, sobre a tomada de decisão em atividades orientadas por objetivos, e no construto seres-humanos-com-mídias, sobre o papel das mídias no pensamento e na produção do conhecimento. Os dados foram produzidos com duas duplas de estudantes que participaram de Sessões de Investigação, nas quais eles interagiram com simulações de construção de padrões para realizar diferentes atividades. Os registros produzidos foram gravações e diário de campo, também houve coleta da produção escrita dos estudantes. A análise ocorreu por meio de procedimentos qualitativos. Como resultados, aponta-se que a experimentação ocorreu por meio de teste e depuração de ideias, evidenciando a dinamicidade e o potencial de visualização da simulação. Houve a experimentação com elementos numéricos, que possuíam sentidos diversos, e com outros parâmetros. O processo também revelou conhecimentos dos estudantes. Em conclusão, pontua-se que a experimentação possibilitou a exploração de conceitos matemáticos empiricamente, e a mobilização de diversos recursos, evidenciando o pensamento com a simulação.

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Publicado

30/08/2022

Como Citar

Idem, R. de C., Scucuglia Rodrigues da Silva, R., & Gadanidis, G. (2022). A experimentação no processo de resolução de problemas matemáticos e computacionais. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(38). https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5586