Experimentação-com-Scratch no processo de resolução de problemas matemáticos e computacionais
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5586Palavras-chave:
Educação matemática, Resolução de problemas, Tecnologia digital, ExperimentaçãoResumo
A experimentação possibilita a exploração empírica de alguns conceitos matemáticos, valorizando diferentes formas de raciocínio e representação. Neste artigo, apresenta-se características da experimentação realizada por estudantes do nono ano do Ensino Fundamental, ao se engajarem na resolução de problemas matemáticos e computacionais com uso do Scratch. O estudo se apoia nas ideias de Alan Schoenfeld, sobre a tomada de decisão em atividades orientadas por objetivos, e no construto seres-humanos-com-mídias, sobre o papel das mídias no pensamento e na produção do conhecimento. Os dados foram produzidos com duas duplas de estudantes que participaram de encontros de Experimento de Ensino, nos quais eles interagiram com simulações de construção de padrões para realizar diferentes atividades. Os registros produzidos foram gravações e diário de campo, também houve coleta da produção escrita dos estudantes. A análise ocorreu por meio de procedimentos qualitativos. A experimentação se deu por meio de teste e depuração de ideias, evidenciando a dinamicidade e o potencial de visualização da simulação. Como resultados, são apresentados quatro episódios críticos que evidenciam a maneira como estudantes experimentavam com números com sentido de localização, revelando seus entendimentos sobre números inteiros negativos; com sentido de ângulo, evidenciando seus entendimentos sobre o círculo trigonométrico; e com sentido de quantidade, explorados conjuntamente com ideias de contagem e de estimativa. Em conclusão, pontua-se que a experimentação possibilitou a exploração de conceitos matemáticos empiricamente, e a mobilização de diversos recursos, evidenciando o pensamento com a simulação.
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