Educação Ambiental na Amazônia Sul-Ocidental
uma análise dos planejamentos didáticos e a percepção dos docentes em Ciências da Natureza
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5622Palavras-chave:
Ensino Fundamental II, Barreiras de ensino, Vida e ambiente, Leitura flutuanteResumo
A educação ambiental nas escolas é fundamental para formar cidadãos conscientes da importância da conservação ambiental para a sobrevivência humana. Assim, essa pesquisa objetivou avaliar os conteúdos abordados por professores de ciências da natureza sobre a temática meio ambiente nos anos finais do ensino fundamental, em uma região do Estado de Rondônia, que sofre a pressão da degradação ambiental, localizada na Amazônia Sul-Ocidental. Para isso, foi realizado no ano de 2019 a análise dos planejamentos docente utilizando-se a teoria de Bardin (1977) e considerando os temas ambientais presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Também foram realizadas entrevistas com oito professores de ciências da natureza do Ensino Fundamental II. Os temas água e debates ambientais foram os mais citados nos planejamentos. O 6º ano é a etapa em que os temas de educação ambiental são mais trabalhados. Na entrevista, os docentes responderam ensinar principalmente sobre água, lixo e reciclagem. As queimadas e degradação dos solos, mesmo sendo problemas frequentes na região, foram os menos citados. Os docentes relatam que a educação ambiental deve ser trabalhada extraclasse para melhor compreensão do tema, contudo fatores como falta de tempo, recursos financeiros, material didático apropriado, transporte e logística são barreiras que impedem uma abordagem holística.
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