Educação Ambiental na Amazônia Sul-Ocidental

uma análise dos planejamentos didáticos e a percepção dos docentes em Ciências da Natureza

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5622

Palavras-chave:

Ensino Fundamental II, Barreiras de ensino, Vida e ambiente, Leitura flutuante

Resumo

A educação ambiental nas escolas é fundamental para formar cidadãos conscientes da importância da conservação ambiental para a sobrevivência humana. Assim, essa pesquisa objetivou avaliar os conteúdos abordados por professores de ciências da natureza sobre a temática meio ambiente nos anos finais do ensino fundamental, em uma região do Estado de Rondônia, que sofre a pressão da degradação ambiental, localizada na Amazônia Sul-Ocidental. Para isso, foi realizado no ano de 2019 a análise dos planejamentos docente utilizando-se a teoria de Bardin (1977) e considerando os temas ambientais presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Também foram realizadas entrevistas com oito professores de ciências da natureza do Ensino Fundamental II. Os temas água e debates ambientais foram os mais citados nos planejamentos. O 6º ano é a etapa em que os temas de educação ambiental são mais trabalhados. Na entrevista, os docentes responderam ensinar principalmente sobre água, lixo e reciclagem. As queimadas e degradação dos solos, mesmo sendo problemas frequentes na região, foram os menos citados. Os docentes relatam que a educação ambiental deve ser trabalhada extraclasse para melhor compreensão do tema, contudo fatores como falta de tempo, recursos financeiros, material didático apropriado, transporte e logística são barreiras que impedem uma abordagem holística.

Biografia do Autor

Kellyson Silva de Souza, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza UNIR - Mestrando

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza, Universidade Federal de Rondônia.

Elaine Almeida Delarmelinda, Universidade Federal de Rondônia

Professora da Universidade Federal de Rondônia, Atua no Departamento de Zootecnia, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza, Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas Amazônicos.

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Publicado

14-06-2023

Como Citar

Souza, K. S. de, & Delarmelinda, E. A. (2023). Educação Ambiental na Amazônia Sul-Ocidental: uma análise dos planejamentos didáticos e a percepção dos docentes em Ciências da Natureza. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(39). https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5622