Estudo Comparado Internacional em Educação Especial: Documentos Normativos e Orientadores no Brasil e no Canadá - International Comparative Study in Special Education: Normative and Guideline Documents in Brazil and Canada

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5813

Palavras-chave:

Educação comparada, Educação especial, Documento normativo, Inclusão

Resumo

A educação como um direito público instaura uma nova ética que reconhece a diferença e possibilita o movimento de luta pela inclusão de alunos com deficiência. Esse estudo objetivou analisar comparativamente a política educacional do Brasil e do Canadá, especificamente no Distrito de Ontário, a partir dos documentos legais voltados para a Educação Especial. Metodologicamente, situa-se na área da Educação Comparada. Ao confrontar os documentos e normativas dos dois países, ficam evidentes as semelhanças e as diferenças. Os dois países apresentam diretrizes e normativas próprias para a educação especial, mas se distanciam nos programas de suporte. O principal ponto de aproximação se dá pelo processo de escolarização das pessoas com deficiência no ensino comum, porém a política brasileira enfrenta grandes desafios para garantir esse direito. Quanto aos distanciamentos entre a legislação brasileira e a canadense destacam-se: a organização dos serviços; a governança de sistemas de educação; a articulação entre as políticas sociais e as políticas educacionais; os diferentes sistemas de apoio; e o direcionamento dos recursos públicos. A proposição final deste texto é que a escola comum deve ser lugar de todos os alunos e que o Estado deve estar comprometido em garantir a escola pública para todos.

Biografia do Autor

Rosana C Carla do Nascimento Givigi, Universidade Federal de Sergipe

Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju – SE - Brasil. Profa. Associada do Departamento de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGED. Pós doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. ID Lattes: 9715817922078257. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6592-0164 E-mail: rosanagivigi@gmail.com

Denise Meyrelles de Jesus, Universidade Federal do Espírito Santo

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória – ES - Brasil. Profa. Titular do Departamento de Educação Política e Sociedade e do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE. ID Lattes: 0848394898016789. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-7966-5424  E-mail: jesusdenise@hotmail.com

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Publicado

02-11-2021

Como Citar

Givigi, R. C. C. do N., & Jesus, D. M. de. (2021). Estudo Comparado Internacional em Educação Especial: Documentos Normativos e Orientadores no Brasil e no Canadá - International Comparative Study in Special Education: Normative and Guideline Documents in Brazil and Canada. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(35), 991–1016. https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5813