Educação infantil: da visão assistencialista à educacional

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Autores

  • Viviane Moretto da Silva Fuly UNESP/FUNEC

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v2i6.588

Resumo

A educação infantil tem sido objeto de constantes estudos na área educacional, pois se compreende que é na infância que deve iniciar o processo de desenvolvimento para maiores êxitos na educação. Para tanto, objetiva-se compreender a evolução da concepção de criança e infância. Na evolução das discussões, foram priorizados alguns pontos, a saber: a revolução industrial como processo gerador; do surgimento das creches no Brasil; e a educação infantil como direito da criança. Com as análises realizadas concluiu-se que a preocupação que perpassa as pesquisas em relação a esse atendimento é que se têm poucos profissionais especializados trabalhando com crianças pequenas. O que comumente observa-se nas instituições são “crecheiras” sem formação para o trato das crianças, o que embute no atendimento característica assistencial e de guarda.

Palavras-chave: Educação infantil. Creches. História.

 

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Publicado

19-12-2012

Como Citar

Fuly, V. M. da S. (2012). Educação infantil: da visão assistencialista à educacional. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 2(6), 86–94. https://doi.org/10.26514/inter.v2i6.588