Educação infantil: da visão assistencialista à educacional
Visualizações: 2240DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v2i6.588Resumo
A educação infantil tem sido objeto de constantes estudos na área educacional, pois se compreende que é na infância que deve iniciar o processo de desenvolvimento para maiores êxitos na educação. Para tanto, objetiva-se compreender a evolução da concepção de criança e infância. Na evolução das discussões, foram priorizados alguns pontos, a saber: a revolução industrial como processo gerador; do surgimento das creches no Brasil; e a educação infantil como direito da criança. Com as análises realizadas concluiu-se que a preocupação que perpassa as pesquisas em relação a esse atendimento é que se têm poucos profissionais especializados trabalhando com crianças pequenas. O que comumente observa-se nas instituições são “crecheiras” sem formação para o trato das crianças, o que embute no atendimento característica assistencial e de guarda.
Palavras-chave: Educação infantil. Creches. História.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.