Epistemologias do sul e teoria freiriana do conhecimento: premissas de dignidade humana na educação de adultos no Brasil.
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https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5882Palavras-chave:
Teoria Freiriana, Epistemologias do Sul, EJA.Resumo
O artigo procura analisar os pressupostos epistemológicos da teoria freiriana do conhecimento sinalizando como foco de análise a sua perspectiva política de descolonização ideológica por meio de uma educação emancipadora, que possui como eixo norteador a desconstrução de um projeto hegemônico de dominação, baseado em paradigmas científicos geopoliticamente situados ao norte do planeta. Tal ideário representa um projeto político e cultural de autonomização política dos países do Sul, e se consolida via práticas educativas que reposicionam os sujeitos envolvidos, promovendo seu processo de conscientização e de emancipação. Tal perspectiva paradigmática, formulada a partir de uma racionalidade que se estrutura por meio de práticas educativas que valorizam a experiência humana e a ação, possui como ponto de partida o encontro do sujeito educando com sua realidade histórica e como ponto de chegada o resgate e a valorização de sua dignidade humana, representada pela sua emancipação sociocultural. Referido estudo é fruto de pesquisa bibliográfica realizada em estágio pós doutoral na Universidade de Tours, na França e compõe pesquisa preliminar em torno no pensamento Freiriano, com vistas ao resgate da premissa da dignidade humana como princípio pedagógico de um processo educacional que prime pela emancipação dos sujeitos que nele estão inseridos e envolvidos.
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