Cadê a literatura da escola? o gato comeu: reflexões sobre infância, textos literários e bibliotecas

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Autores

  • Ana Aparecida Arguelho de Souza

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v2i5.595

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa desenvolvida na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). A investigação incidiu sobre as condições de produção e sobre a materialidade histórica da literatura infantil, coletando fontes clássicas indicativas de uma pedagogia voltada à infância, ao longo da sociedade antiga, medieval e moderna, a partir da problemática de como ela tem sido utilizada, ou não, nos anos iniciais da Educação Básica. Foram consideradas fontes empíricas os depoimentos de alunos-professores e levantado o estado da arte sobre leitura, pelos quais se constatou que a escola contemporânea não lê textos significativos da literatura. A respeito das condições materiais de produção e uso da obra literária, com base na Ciência da História, apontaram-se as contradições no discurso da valorização da infância pela burguesia, por meio do apontamento do caráter valorativo que o mundo antigo e medieval imprimiu em textos destinados à educação das crianças.

 

Palavras-chave: Literatura infantil. História. Escola.

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Publicado

17-10-2011

Como Citar

Souza, A. A. A. de. (2011). Cadê a literatura da escola? o gato comeu: reflexões sobre infância, textos literários e bibliotecas. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 2(5), 18–31. https://doi.org/10.26514/inter.v2i5.595