Cadê a literatura da escola? o gato comeu: reflexões sobre infância, textos literários e bibliotecas
Visualizações: 667DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v2i5.595Resumo
Este artigo resulta de pesquisa desenvolvida na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). A investigação incidiu sobre as condições de produção e sobre a materialidade histórica da literatura infantil, coletando fontes clássicas indicativas de uma pedagogia voltada à infância, ao longo da sociedade antiga, medieval e moderna, a partir da problemática de como ela tem sido utilizada, ou não, nos anos iniciais da Educação Básica. Foram consideradas fontes empíricas os depoimentos de alunos-professores e levantado o estado da arte sobre leitura, pelos quais se constatou que a escola contemporânea não lê textos significativos da literatura. A respeito das condições materiais de produção e uso da obra literária, com base na Ciência da História, apontaram-se as contradições no discurso da valorização da infância pela burguesia, por meio do apontamento do caráter valorativo que o mundo antigo e medieval imprimiu em textos destinados à educação das crianças.
Palavras-chave: Literatura infantil. História. Escola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.