Ensino remoto emergencial (ERE) na educação pública baiana

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5957

Palavras-chave:

Educação, Ensino remoto, TIC, Políticas públicas

Resumo

A pandemia CoVID-19, trouxe nova configuração do trabalho docente, devido às orientações sanitárias, dentre elas o distanciamento físico. Assim, ocorreu de forma imediata (março 2020) o fechamento das escolas, como alternativa, uma vez que não havia ou há estimativa precisa sobre o retorno presencial, implanta-se o ensino remoto, no qual o uso das tecnologias digitais são as ferramentas centrais. Nesse contexto, o objetivo do estudo foi investigar a percepção das docentes da educação básica do estado da Bahia, no que diz respeito ao uso das TIC no desenvolvimento e acompanhamento das atividades realizadas no contexto do ensino não presencial (ERE) ou ensino remoto. Para isso, o desenho metodológico da pesquisa se aproxima da perspectiva quantitativa e qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, com docentes da rede pública e privada do estado da Bahia. Utilizamos como instrumento para coleta das informações o questionário online SurveyMonkey. A amostra foi composta por 756 docentes. Os resultados apontam que as docentes buscaram para além do ERE, estratégias pedagógicas que respondessem a realidade educacional vigente. Entretanto, a ausência de equipamentos tecnológicos, conexão inexistente ou desqualificada à internet e, formação das docentes evidencia as desigualdades de acesso às tecnologias da informação e comunicação na Bahia.

Biografia do Autor

Vanessa Costa dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Mestre em Ensino, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB. Licenciada em Geografia, pela UESB. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade, Educação do Campo e da Cidade (GEPEMDECC/CNPq). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo (GEPEC/CNPq).

Julia Maria da Silva Oliveira, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Professora Titular, Departamento de Ciências da Educação, da Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC (1996). Doutorado em Educação - Université de Montréal-QC-Canadá (2005). Mestrado em Educação, pela Universidade Federal da Bahia (1997). Licenciada em Pedagogia, pela UESC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Pessoas Jovens e Adultas, Juventudes e Políticas Públicas.

Rosimeiry Souza Santana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Mestranda em Educação, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB. Especialista em Educação e Diversidade Étnico Cultural, pela UESB. Bacharela em Psicologia, pela Faculdade Juvêncio Terra. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade, Educação do Campo e da Cidade (GEPEMDECC/CNPq). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo (GEPEC/CNPq).

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Publicado

30-08-2022

Como Citar

Santos, V. C. dos, Oliveira, J. M. da S., & Santana, R. S. (2022). Ensino remoto emergencial (ERE) na educação pública baiana. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(38). https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5957