Educação integral (e)m tempo integral e o Programa Mumbuca Futuro em Maricá
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https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6022Palavras-chave:
Tempo Integral, Educação Popular, Economia Solidária,Resumo
Este artigo apresenta a interseção da experiência da educação integral em tempo integral com o Programa Mumbuca Futuro (PMF), programa de governo da Secretaria de Economia Solidária de Maricá em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A partir dessa experiência intersetorial entre as duas secretarias, o PMF compôs a Educação Integral em Tempo Integral já em curso no Município em algumas escolas. Temos como premissa que essa articulação potencializa a proposta de formação integral dos estudantes, possibilitando formação crítica e emancipatória. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, utilizando-se da análise documental dos relatórios produzidos após as aulas do PMF e conversas com informantes-chave. Tal articulação trouxe contribuições na qualificação do olhar crítico dos estudantes sobre o território e o desenvolvimento econômico local, além de possibilitar aos estudantes um aprendizado pautado na objetividade e subjetividade da práxis, dinamizado pela Educação Popular.
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