A atuação do pedagogo na educação não-formal: quais possibilidades de intervenção profissional?
Visualizações: 2020DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v2i4.603Resumo
Este resumo socializa os resultados de uma pesquisa bibliográfica que teve como objeto a atuação do pedagogo nos espaços de educação não-formal. Fizemos um recorte da produção acadêmica sobre a formação do pedagogo e as possibilidades de uma atuação profissional em espaços de educação não-formal. Tendo como objetivo principal discutir a formação do pedagogo e o processo de sua atuação na educação não-formal, nos foi possível perceber que os egressos dos cursos de Pedagogia não são apenas docentes. A bibliografia encontrada aponta fortes posições que consideram o pedagogo como um profissional não restrito aos ambientes escolares e que suas ações pedagógicas estão presentes em toda a nossa sociedade: na família, nos meios de comunicação, hospitais, empresas, portanto em todos os espaços de nossa sociedade.
Palavras-chave: Pedagogos. Formação do Pedagogo. Pedagogia Social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.