A atuação do pedagogo na educação não-formal: quais possibilidades de intervenção profissional?

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Autores

  • Vanessa Silva Santos
  • Valdeci Luiz Fontoura dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v2i4.603

Resumo

Este resumo socializa os resultados de uma pesquisa bibliográfica que teve como objeto a atuação do pedagogo nos espaços de educação não-formal. Fizemos um recorte da produção acadêmica sobre a formação do pedagogo e as possibilidades de uma atuação profissional em espaços de educação não-formal. Tendo como objetivo principal discutir a formação do pedagogo e o processo de sua atuação na educação não-formal, nos foi possível perceber que os egressos dos cursos de Pedagogia não são apenas docentes. A bibliografia encontrada aponta fortes posições que consideram o pedagogo como um profissional não restrito aos ambientes escolares e que suas ações pedagógicas estão presentes em toda a nossa sociedade: na família, nos meios de comunicação, hospitais, empresas, portanto em todos os espaços de nossa sociedade.  

Palavras-chave: Pedagogos. Formação do Pedagogo. Pedagogia Social.  

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Publicado

16-05-2011

Como Citar

Santos, V. S., & Santos, V. L. F. dos. (2011). A atuação do pedagogo na educação não-formal: quais possibilidades de intervenção profissional?. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 2(4), 99–109. https://doi.org/10.26514/inter.v2i4.603