Ensinar e Aprender Língua Portuguesa na Amazônia

Ensaio sobre os desafios de uma política de ensino voltada às especificidades da escola em comunidades tradicionais

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6063

Palavras-chave:

Magistério extrativista, Interculturalidade, Didática de línguas, Inovação teórico-metodológica

Resumo

Este trabalho propõe uma reflexão sobre os desafios de uma pedagogia extrativista na área da linguagem a partir de experiências vivenciadas em um projeto de formação de professores realizado pela Universidade Federal do Pará na Reserva Extrativista Riozinho do Anfrísio, na Terra do Meio, município de Altamira, Oeste do Pará. Seu objetivo precípuo é evidenciar a possibilidade de implementação de uma proposta formativa fundamentada em uma perspectiva intercultural e contra hegemônica a partir de uma ‘didática da língua’ que, de fato, produza efeitos de aprendizagem condizentes com as necessidades dos estudantes. A metodologia utilizada caracteriza-se por uma heterodoxia marcada pela busca de elementos potencializadores da reflexão: análise documental, imersão, observação participante e entrevistas. Os resultados preliminares indicam acertos na escolha dos procedimentos teórico-metodológicos adotados pelo Projeto – evidenciados, sobretudo, pelos avanços de aprendizagem demonstrados pelos estudantes –, mas apontam também riscos potenciais ao desenvolvimento de habilidades sociolinguísticas em caso de descontinuidade da oferta de educação escolar na referida área de conservação.

Biografia do Autor

Raquel da Silva Lopes, Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira - Faculdade de Etnodiversidade/Curso de Educação do Campo

Doutorado em Ciências Sociais/Antropologia pela Universidade Federal do Pará, em co-tutela com a Universidade Paris 13. Professora de Sociolinguística da Faculdade de Etnodiversidade da Universidade Federal do Pará (UFPA) Câmpus Universitário de Altamira. Lattes: http://lattes.cnpq. br/8883608553718284. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1266-5785. E-mail: rapoles@ufpa.br

Irlanda do Socorro Oliveira Miléo, Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira - Faculdade de Etnodiversidade/Curso de Educação do Campo

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará/Campus de Altamira/Faculdade de Educação, desenvolve pesquisas na área de politicas educacionais, trabalho docente, currículo e avaliação.

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Publicado

06-11-2023

Como Citar

Lopes, R. da S., & Miléo, I. do S. O. (2023). Ensinar e Aprender Língua Portuguesa na Amazônia: Ensaio sobre os desafios de uma política de ensino voltada às especificidades da escola em comunidades tradicionais. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 14(40), 304–326. https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6063