A ERER na educação básica
O trato com a diversidade cultural em uma escola paraense (2014-2020)
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6082Palavras-chave:
Erer, Educação básica, Diversidade culturalResumo
O objetivo deste artigo é examinar como a diversidade cultural tem sido abordada nos documentos institucionais, a saber no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), no Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU) e no Projeto Político-Pedagógico (PPP), de uma escola paraense. Para a realização desta ação procedemos com o levantamento dos documentos supracitados para leitura e utilizamos a técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) para a sistematização dos dados e criação das categorias de análise. Os resultados indicam que, embora esses documentos norteadores das práticas institucionais apresentem objetivos, ações e metas para o trato com a diversidade cultural, tais incorporações requerem estratégias pedagógicas consonantes com a legislação em vigor sobre a Erer.
Portanto, concluímos que há necessidade do fortalecimento de discussões que confiram maior visibilidade à temática da Erer no campo educacional, bem como da incorporação dos preceitos da legislação vigente nos documentos norteadores da escola pesquisada, de modo a assegurar que o trato com a diversidade cultural se materialize por intermédio de práticas pedagógicas em prol de uma educação antirracista.
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