A utilização de cenários virtuais de aprendizagem como interfaces didático-pedagógicas no ensino fundamental
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6101Palavras-chave:
Cenários virtuais de aprendizagem, Tecnologias digitais de informação e comunicação, Prática docente, Ensino remoto emergencial, Formação de professoresResumo
A experiência empírica desse estudo ocorre no contexto da pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19), em que o distanciamento físico trouxe à tona um novo modelo educacional que buscou suprir algumas necessidades da Educação Básica, trata-se do Ensino Remoto Emergencial. Levando-se em conta essa reconfiguração na educação, o presente estudo teve como principal objetivo identificar as práticas docentes desenvolvidas no campo das linguagens durante o distanciamento físico, a partir dos Cenários Virtuais de Aprendizagem utilizados no processo de Ensino Remoto Emergencial, em três escolas de Ensino Fundamental da rede pública de Jeremoabo/BA. A pesquisa tem sua abordagem qualitativa com viés descritivo. A coleta de dados ocorreu de forma virtualizada, assim, utilizou-se para a produção de dados: entrevista semiestruturada com oito professores realizadas através do aplicativo WhatsApp. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016). Como resultado, a pesquisa apontou os Cenários Virtuais de Aprendizagem Online organizados pelos professores diante da prática docente virtualizada, bem como os desafios que foram enfrentados no processo de Ensino Remoto Emergencial. Mesmo diante da pouca participação e inclusão dos alunos nas aulas remotas, bem como, falta de preparação docente para o uso das TDIC, as práticas docentes virtualizadas mais predominantes foram: gravação de videoaula, produção de podcasts, questionários online, e compartilhamento de vídeos, fotos, músicas, e atividades dos livros didáticos.
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