Escola e família: o processo de escolarização e a constituição da identidade na contemporaneidade

Visualizações: 600

Autores

  • Marcos Aurélio Barbai

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v2i4.613

Resumo

O objetivo deste texto é refletir e analisar a relação entre escola e família, particularmente o processo de escolarização e de constituição da identidade na sociedade brasileira. A família e a escola são um interessante laboratório para se pensar, pela linguagem, o político, o social e o afetivo. Para isso, analisamos uma imagem, selecionada para divulgar um evento científico em educação, seguindo os pressupostos teóricos e metodológicos da Análise de Discurso. A imagem, um forte e poderoso operador de memória, é um suporte material importante para se pensar os sentidos de sociedade, de escrita, de autoria e de subjetividade.

Palavras-chave: Processo de escolarização. Escola. Família. Imagem. Discurso.

Downloads

Publicado

16-05-2011

Como Citar

Barbai, M. A. (2011). Escola e família: o processo de escolarização e a constituição da identidade na contemporaneidade. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 2(4), 05–23. https://doi.org/10.26514/inter.v2i4.613