Escola e família: o processo de escolarização e a constituição da identidade na contemporaneidade
Visualizações: 597DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v2i4.613Resumo
O objetivo deste texto é refletir e analisar a relação entre escola e família, particularmente o processo de escolarização e de constituição da identidade na sociedade brasileira. A família e a escola são um interessante laboratório para se pensar, pela linguagem, o político, o social e o afetivo. Para isso, analisamos uma imagem, selecionada para divulgar um evento científico em educação, seguindo os pressupostos teóricos e metodológicos da Análise de Discurso. A imagem, um forte e poderoso operador de memória, é um suporte material importante para se pensar os sentidos de sociedade, de escrita, de autoria e de subjetividade.
Palavras-chave: Processo de escolarização. Escola. Família. Imagem. Discurso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.