A Educação de Jovens, Adultos e Idosos sob uma perspectiva inovadora

O Projeto Paranoá

Visualizações: 186

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6139

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Inovação, Emancipação

Resumo

As novas configurações da sociedade e suas demandas pressupõem um novo olhar sobre o campo educacional com a implementação de práticas inovadoras. Porém, devido às várias acepções do termo inovação nos dias atuais, é preciso que se efetuem exames mais apurados acerca das propostas pedagógicas que tencionam romper paradigmas tradicionais. O presente texto apresenta uma dessas iniciativas, o Projeto Paranoá, voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos, apoiado nos pressupostos da Educação Popular e na pedagogia freireana. O objetivo central deste estudo é promover uma análise reflexiva das bases didático-político pedagógicas do projeto em questão, à luz das concepções sobre inovação presentes na literatura sobre a temática. Os caminhos teórico-metodológicos escolhidos para orientar esta investigação são constituídos por revisão bibliográfica e entrevista semiestruturada com um dos idealizadores do projeto. A proposta metodológica do Projeto Paranoá apoia-se em uma concepção de educação crítica e emancipadora, na qual o aluno se reconhece como agente transformador de sua realidade e o professor percebe como na reflexão-ação pode contribuir para esta mudança.

Biografia do Autor

Rosimeire Aguiar Pereira Lopes, UnB/Secretaria de Educação do Distrito Federal/SEEDF

Mestranda do Programa de Pós-graduação em educação da UnB. Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal/SEEDF

Maria Clarisse Vieira, Faculdade de Educação da Universidade de Brasilia

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de pós-graduação emEducação da UNB.  Doutora em Educação pela UFMG. Coordenadora do Genpex- UnB Grupo de ensino pesquisa e extensão em educação popular e  estudos filosóficos e histórico culturais

Referências

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2014.

BARCELLOS, G. B. et al. Interfaces entre docência e epistemologia: condições para pensar práticas de inovação curricular. Caderno Pedagógico, Lajeado, v. 12, n. 2, p. 18-30, 2015

BATTESTIN C.; NOGARO A. Sentidos e contornos da inovação na educação. Revista HOLOS2, 2016. p.357-372.

BRANDÃO, C.R. A educação popular 40 anos depois in: A educação popular na escola cidadã. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002b.

CARBONELL, J. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: ARTMED, 2002.

CUNHA, M. I. Inovações: Conceitos e Práticas. In: CASTANHO, S.; CASTANHO, M.E. (Orgs.). Temas e Textos em Metodologia do Ensino Superior. Campinas: Papirus, 2001.

_______ Inovações na educação superior: impactos na prática pedagógica e nos saberes da docência. Em Aberto, Brasília, v. 29, n. 97, p. 87-101, set/dez, 2016.

CUNHA, M.I.; FORSTER, M.M. dos S. Trilhas investigativas: localizando a inovação na prática pedagógica da universidade. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n.21, p 17-27, nov. 2006.

DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 2ª. Ed. rev. e ampl. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

FARIAS, I. M. S. de. Inovação, mudança e cultura docente. Brasília: Liber Livro, 2006.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

_______. Carta de Paulo Freire aos professores. Estud. Av, vol. 15, n. 42, São Paulo, mai/ago, 2001.

_______. Pedagogia do Oprimido. 64ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.

GADOTTI, M. Paulo Freire e a educação popular. Revista trimestral do debate da FASE, São Paulo, vol. 31, n. 113, p. 21-27, jul/set, 2007.

GIROUX, Henry A. Professores como Intelectuais Transformadores. In: GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997, p. 157-164.

GRAMSCI. A. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

HERNANDEZ, F. et al.Aprendendo com as inovações nas escolas. Porto Alegre: ARTMED, 2000.

IMBERNÓN, F. (org). A educação no século XXI. Porto Alegre: ARTMED, 2000.

JESUS, L. M de. A repercussão da atuação de educadores/as do CEDEP/UNB na escola pública do Paranoá – DF. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Brasília. Brasília, 2007.

LUCARELLI, E. El eje teoria-prácticaen cátedras universitarias inovadoras, su incidência dinamizadora em la estrutura didáctico-curricular. 2003. Tese (Doutorado) – Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, 2003.

MARX, K. Para a crítica da economia política. São Paulo: Nova Cultural, 1996.

MASETTO, M. (org.). Inovação no ensino superior. São Paulo: Edições Loyola, 2012

OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. São Paulo (sp): Scipione, 1993.

PALUDO, C. Educação Popular. In: STRECK, D.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (Orgs). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 139-141.

REIS, R. H. A constituição do ser humano: amor, poder, saber na educação/alfabetização de jovens e adultos. São Paulo: Autores Associados, 2011.

SANTOS, C.M. A gestão na Educação Popular: o caso do CEDEP – Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos do Paranoá/DF. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Distrito Federal, 2005.

SOUZA, C. da S; IGLESIAS, A.G.; PAZIN-FILHO, A. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais – aspectos adicionais. Medicina (Ribeirão Preto. Online), v. 47, n. 3, p. 284-292, 2014.

VIANA, S. P. Constituição e significações de educadores (as) de jovens e adultos na perspectiva de Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos. Revista Com Censo, Brasília – DF, vol. 04, n. 02, maio/2017, p. 113-117.

VIEIRA, M. C.; REIS, R. H. dos; SOBRAL, J.B.L. Educação de jovens e adultos como ato de amor, poder e saber: os desafios do Genpex. Brasília: Fundação Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, 2015.

VIEIRA, M. C; PINTO, L. de O. Formação de alfabetizadores de jovens e adultos: relatos e experiências da parceria do Genpex/ UnB e CEDEP. Curitiba: Blanche, 2017.

VIGOTSKI, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

ZABALZA, M. A; CERDERIÑA, A. Z. Innovación y cambio em lasinstituciones educativas. Rosario, Argentina: Homo Sapiens Ediciones, 2012.

Downloads

Publicado

14-06-2023

Como Citar

Lopes, R. A. P., & Vieira, M. C. (2023). A Educação de Jovens, Adultos e Idosos sob uma perspectiva inovadora: O Projeto Paranoá. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(39). https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6139