A Educação de Jovens, Adultos e Idosos sob uma perspectiva inovadora
O Projeto Paranoá
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6139Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Inovação, EmancipaçãoResumo
As novas configurações da sociedade e suas demandas pressupõem um novo olhar sobre o campo educacional com a implementação de práticas inovadoras. Porém, devido às várias acepções do termo inovação nos dias atuais, é preciso que se efetuem exames mais apurados acerca das propostas pedagógicas que tencionam romper paradigmas tradicionais. O presente texto apresenta uma dessas iniciativas, o Projeto Paranoá, voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos, apoiado nos pressupostos da Educação Popular e na pedagogia freireana. O objetivo central deste estudo é promover uma análise reflexiva das bases didático-político pedagógicas do projeto em questão, à luz das concepções sobre inovação presentes na literatura sobre a temática. Os caminhos teórico-metodológicos escolhidos para orientar esta investigação são constituídos por revisão bibliográfica e entrevista semiestruturada com um dos idealizadores do projeto. A proposta metodológica do Projeto Paranoá apoia-se em uma concepção de educação crítica e emancipadora, na qual o aluno se reconhece como agente transformador de sua realidade e o professor percebe como na reflexão-ação pode contribuir para esta mudança.
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