O que a Pandemia da Covid-19 ensinou aos Alunos e Professores de Microbiologia?
A prática tecnopedagógica em espaços de construção de novos saberes
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https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6538Palavras-chave:
Ensino remoto emergencial, Coronavírus, Multimeios em Educação, TDIC.Resumo
A pandemia da Covid-19 obrigou professores e gestores educacionais a pensarem, objetivamente, em medidas que servissem para minimizar os danos gerados pela paralização do calendário letivo. Assim, a prática tecnopedagógica, traduzida no ensino remoto emergencial (ERE) ganhou destaque. Nesse sentido, este trabalho objetiva descrever as atividades realizadas durante a retomada das atividades docentes, remotamente, nas disciplinas de Microbiologia, oferecidas aos cursos de graduação em Ciências Biológicas, Licenciatura e Bacharelado, e Ciências Agrárias (Agronomia e áreas afins). É objetivo nosso, ainda, discutir as práticas pedagógicas aplicadas durante o processo, destacando os pontos positivos e negativos da trilha formativa de ensino escolhida e, aferir a percepção dos discentes acerca ferramentas utilizadas no percurso. Nesse sentido, este estudo foi realizado em três etapas, a saber: (1) aplicação de um questionário situacional, para aferição do acesso dos alunos às tecnologias digitais; (2) planejamento das atividades; (3) aplicação de um questionário de satisfação, no qual o aluno pôde autoavaliar o seu aprendizado ao fim do curso. O estudo aferiu que, construída por educadores e educandos, as estratégias pedagógicas aplicadas ao ERE estiveram sob contínua revisão e constante discussão, a fim de que o aproveitamento fosse maximizado, dentro dos diferentes contextos socioculturais postos.
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