O que a Pandemia da Covid-19 ensinou aos Alunos e Professores de Microbiologia?

A prática tecnopedagógica em espaços de construção de novos saberes

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6538

Palavras-chave:

Ensino remoto emergencial, Coronavírus, Multimeios em Educação, TDIC.

Resumo

A pandemia da Covid-19 obrigou professores e gestores educacionais a pensarem, objetivamente, em medidas que servissem para minimizar os danos gerados pela paralização do calendário letivo. Assim, a prática tecnopedagógica, traduzida no ensino remoto emergencial (ERE) ganhou destaque. Nesse sentido, este trabalho objetiva descrever as atividades realizadas durante a retomada das atividades docentes, remotamente, nas disciplinas de Microbiologia, oferecidas aos cursos de graduação em Ciências Biológicas, Licenciatura e Bacharelado, e Ciências Agrárias (Agronomia e áreas afins). É objetivo nosso, ainda, discutir as práticas pedagógicas aplicadas durante o processo, destacando os pontos positivos e negativos da trilha formativa de ensino escolhida e, aferir a percepção dos discentes acerca ferramentas utilizadas no percurso. Nesse sentido, este estudo foi realizado em três etapas, a saber: (1) aplicação de um questionário situacional, para aferição do acesso dos alunos às tecnologias digitais; (2) planejamento das atividades; (3) aplicação de um questionário de satisfação, no qual o aluno pôde autoavaliar o seu aprendizado ao fim do curso. O estudo aferiu que, construída por educadores e educandos, as estratégias pedagógicas aplicadas ao ERE estiveram sob contínua revisão e constante discussão, a fim de que o aproveitamento fosse maximizado, dentro dos diferentes contextos socioculturais postos.

Biografia do Autor

Thiago Anchieta de Melo, Universidade Estadual do Maranhão

Engenheiro Agrônomo, Licenciado em Biologia, Doutor em Ciências pela USP, Professor na área de Microbiologia na Universidade Estadual do Maranhão.

Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra, Universidade Estadual do Maranhão

Engenheira Agrônoma, Doutora em Fitopatologia, Coordenadora Geral do Núcleo de Tecnologias para a Educação, UEMANET. Pós-Doutoranda em Educação.

Ingrid Tayane Vieira da Silva do Nascimento, Universidade Estadual do Maranhão

Licenciada em Biologia, Mestra em Recursos Aquáticos e Pesca, Tutora de Cursos à Distância, UEMANET, Ciência é 10, CAPES.

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Publicado

06-11-2023

Como Citar

Melo, T. A. de, Serra, I. M. R. de S., & Nascimento, I. T. V. da S. do. (2023). O que a Pandemia da Covid-19 ensinou aos Alunos e Professores de Microbiologia? A prática tecnopedagógica em espaços de construção de novos saberes. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 14(40), 486–504. https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6538