Educação Ambiental no discurso do sujeito coletivo de membros de um projeto de horta escolar
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https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.6762Palavras-chave:
Ambiente. Educação. Projeto.Resumo
A Educação Ambiental (EA) constitui um dos elementos-chave para a transformação social, devendo estar presente em todos os espaços educativos. O objetivo desta pesquisa foi analisar as visões sobre EA de membros de um projeto de horta escolar desenvolvidos por um programa institucional de uma universidade federal. Para fundamentação das análises foram utilizadas as correntes em EA propostas por Lucie Sauvé. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a técnica de grupo focal. As entrevistas possuíram tópicos previamente estabelecidos, que foram debatidos dentre os participantes em diferentes sessões. Para a análise dos dados, foi utilizado o Discurso do Sujeito Coletivo, sendo selecionadas expressões-chave que possibilitaram a formação do discurso-síntese, a partir do qual foi possível observar de quais correntes o discurso mais se aproximava. Foram identificadas sete correntes, sendo a Conservacionista/Recursiva a mais recorrente. O projeto mostrou ser técnico e pragmático. A realização de estudos deste tipo pode ajudar a compreender melhor as inter-relações entre os seres humanos e o ambiente.
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