Educação Ambiental no discurso do sujeito coletivo de membros de um projeto de horta escolar

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.6762

Palavras-chave:

Ambiente. Educação. Projeto.

Resumo

A Educação Ambiental (EA) constitui um dos elementos-chave para a transformação social, devendo estar presente em todos os espaços educativos. O objetivo desta pesquisa foi analisar as visões sobre EA de membros de um projeto de horta escolar desenvolvidos por um programa institucional de uma universidade federal. Para fundamentação das análises foram utilizadas as correntes em EA propostas por Lucie Sauvé. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a técnica de grupo focal. As entrevistas possuíram tópicos previamente estabelecidos, que foram debatidos dentre os participantes em diferentes sessões. Para a análise dos dados, foi utilizado o Discurso do Sujeito Coletivo, sendo selecionadas expressões-chave que possibilitaram a formação do discurso-síntese, a partir do qual foi possível observar de quais correntes o discurso mais se aproximava. Foram identificadas sete correntes, sendo a Conservacionista/Recursiva a mais recorrente. O projeto mostrou ser técnico e pragmático. A realização de estudos deste tipo pode ajudar a compreender melhor as inter-relações entre os seres humanos e o ambiente.

Biografia do Autor

Marlla Maria Barbosa Arouche, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Ciências Biológicas e Mestranda em Biodiversidade e Conservação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Divulgação Científica e Ambiente (DiCEA/UFMA).

Carlos Erick Brito de Sousa, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professor Adjunto do Departamento de Biologia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Divulgação Científica e Ambiente (DiCEA/UFMA).

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Publicado

09-07-2024

Como Citar

Barbosa Arouche, M. M., & Brito de Sousa, C. E. (2024). Educação Ambiental no discurso do sujeito coletivo de membros de um projeto de horta escolar. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(42), 506–524. https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.6762