Análise Afrocentrada dos livros didáticos de Biologia

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Autores

  • Karina Maria de Souza Soares Prefeitura municipal de João Pessoa
  • Eduardo Jorge Lopes da Silva Universidade Federal da Paraíba/Centro de Educação/Departamento de Fundamentação da Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação https://orcid.org/0000-0002-5402-8880

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.6798

Palavras-chave:

Afrocentricidade, População negra, Livro didático de Biologia

Resumo

O Presente artigo é parte do estudo realizado na tessitura da tese intitulada “A população negra nos livros didáticos de biologia: uma análise afrocentrada por uma educação antirracista”. Nossa finalidade é apresentar uma nova concepção de discussão para os conteúdos presentes nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio como proposta de fomento a uma educação antirracista com base nos princípios epistemológicos da Teoria da Afrocentricidade, sistematizada pelo seu precursor, o educador e pesquisador afro-americano Molefi Kate Asante. Após análise das coleções didáticas constatamos a fragilidade que ainda se faz presente nesses materiais pedagógicos. Podemos concluir que a ideia afrocêntrica para educação oferece à comunidade negra a centralidade de sua história, ciência e cultura na abordagem dos conhecimentos biológicos.

Biografia do Autor

Karina Maria de Souza Soares, Prefeitura municipal de João Pessoa

Doutora em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/CE) da Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2016). Mestra em Educação (PPGE/CE/UFPB_2014). Especialista em Ensino de Ciências pela UFPB (2010) e graduada em Ciências Biológicas (Bacharelado/Licenciatura) , também por esta instituição de ensino (2005). Tem experiência na área de Educação ( Ensino Superior, Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos) desde 2008. Professora de Ciências, titular efetiva, do município de João Pessoa - PB, mas, no momento, atua como Gestora Administrativa da Escola Municipal Frei Albino. Assessora Educacional no Programa da Rede e-Tec Brasil e Novos Caminhos, no âmbito do IFPB, e, Avaliadora Educacional do Ministério da Educação no processo de monitoramento e avaliação do Plano Nacional de Educação. Tem trabalhos realizados na área intitulada Educação em Saúde, direcionados para temática da Sexualidade de Adolescentes/Jovens, HIV/AIDS e Relações Raciais .

Eduardo Jorge Lopes da Silva, Universidade Federal da Paraíba/Centro de Educação/Departamento de Fundamentação da Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação

Dr. em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. 

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. 

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Publicado

09-07-2024

Como Citar

Soares, K. M. de S. ., & Silva, E. J. L. da. (2024). Análise Afrocentrada dos livros didáticos de Biologia. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(42), 187–206. https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.6798