Análise Afrocentrada dos livros didáticos de Biologia

Visualizações: 54

Autores

  • Karina Maria de Souza Soares Prefeitura municipal de João Pessoa
  • Eduardo Jorge Lopes da Silva Universidade Federal da Paraíba/Centro de Educação/Departamento de Fundamentação da Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação https://orcid.org/0000-0002-5402-8880

Palavras-chave:

Afrocentricidade, População negra, Livro didático de Biologia

Resumo

O Presente artigo é parte do estudo realizado na tessitura da tese intitulada “A população negra nos livros didáticos de biologia: uma análise afrocentrada por uma educação antirracista”. Nossa finalidade é apresentar uma nova concepção de discussão para os conteúdos presentes nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio como proposta de fomento a uma educação antirracista com base nos princípios epistemológicos da Teoria da Afrocentricidade, sistematizada pelo seu precursor, o educador e pesquisador afro-americano Molefi Kate Asante. Após análise das coleções didáticas constatamos a fragilidade que ainda se faz presente nesses materiais pedagógicos. Podemos concluir que a ideia afrocêntrica para educação oferece à comunidade negra a centralidade de sua história, ciência e cultura na abordagem dos conhecimentos biológicos.

Biografia do Autor

Karina Maria de Souza Soares, Prefeitura municipal de João Pessoa

Doutora em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/CE) da Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2016). Mestra em Educação (PPGE/CE/UFPB_2014). Especialista em Ensino de Ciências pela UFPB (2010) e graduada em Ciências Biológicas (Bacharelado/Licenciatura) , também por esta instituição de ensino (2005). Tem experiência na área de Educação ( Ensino Superior, Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos) desde 2008. Professora de Ciências, titular efetiva, do município de João Pessoa - PB, mas, no momento, atua como Gestora Administrativa da Escola Municipal Frei Albino. Assessora Educacional no Programa da Rede e-Tec Brasil e Novos Caminhos, no âmbito do IFPB, e, Avaliadora Educacional do Ministério da Educação no processo de monitoramento e avaliação do Plano Nacional de Educação. Tem trabalhos realizados na área intitulada Educação em Saúde, direcionados para temática da Sexualidade de Adolescentes/Jovens, HIV/AIDS e Relações Raciais .

Eduardo Jorge Lopes da Silva, Universidade Federal da Paraíba/Centro de Educação/Departamento de Fundamentação da Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação

Dr. em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. 

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. 

Referências

ASANTE, Molefi Kete. Afrocentricidade: notas sobre uma posição disciplinar. In: Nascimento, Elisa Larkin (Org.). Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009. p. 93-110.

ASANTE, Monteiro- Ferreira. 1. ed. Philadelphia, PA: Afrocentricity International.

ASANTE, Molefi Kete. A ideia afrocêntrica em educação. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, n. 31, 2019, p. 136-148. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/28261

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 2019. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Brasília: MEC/SEF, 1997. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro101.pdf

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/BasesLegais.pdf

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/-CienciasNatureza.pdf

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394. Brasília, DF. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis-/2003/l10.639.htm

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006 Recuperado de

http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/orientacoes_etnicoraciais.pdf

FOUCAULT, Michael. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Editora Universitária, 2009.

Frutuoso, Adelcides. Questões étnico-raciais no ensino de filosofia: análise de livro didático. 141 f. Dissertação (Mestrado em Relações Étnico-raciais) – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, 2015. Recuperado de http://dippg.cefetrj.br/pprer/attachments/article/81/41-_Adelcides%20Frutuoso.pdf

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOMES, Nilma Lino. Educação, relações étnico-raciais e a Lei 10.69/03: breves reflexões. In: Brandão, Ana Paula (Org.). Modos de fazer: cadernos de atividades, saberes e fazeres. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2010. p. 19-25.

GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 27, n. 1, p. 109-121, 2011. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/download/19971/11602

LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katál, Florianópolis, v. 10, n. esp., p. 37-45, 2007. Recuperado de https://www.scielo.br/scielo.php?script=sciabstract&pid=S141449802007000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=pt.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso. Pesquisa em Educação: abordagem qualitativas. São Paulo: EPU, 2012.

MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MAZAMA, Ama. A Afrocentricidade Como um Novo Paradigma. In: NASCIMENTO, Elisa L. (Org.) Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009. p. 111-127.

MOORE, Carlos. Por que as matrizes africanas? In: NASCIMENTTO, Elisa L. (Org.). Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009. p. 17-19.

PAIVA, Marlúcia Menezes de; NASCIMENTO, José Mateus do. A pesquisa qualitativa: a etnometodologia e a educação. In: TAVARES, Manuel; RICHARDSON, Roberto Jarry (Orgs.). Metodologias qualitativas: teoria e prática. Curitiba/PR: CRV, 2015. p. 355-374.

Quijano, Aníbal (2005). Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: Lander, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais – perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO (pp. 107-130).

SILVA, Maurício. Afrocentricidade: um conceito para a discussão do currículo escolar e a questão étnico-racial na escola. Rev. educ. PUC-Camp., Campinas, v. 21, n. 2, p. 255-26, 2016. Recuperado de http://periodicos.puccampinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/2903

ROSA, Marcelo D’Aquino; ARTUSO, Alysson Ramos. O Uso do Livro Didático de Ciências de 6º a 9º Ano: Um Estudo com Professores Brasileiros. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, p. 709-746), 2019. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/14546

SANTOS, Reinaldo Silva Pimentel. Racismo, direito internacional e direitos humanos: a afrocentricidade como proposta para desconstrução da intolerância. 2017. 194 f. Tese (Doutorado em Direito) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.

SILVA, Ana Célia da. A representação social do negro no livro didático: o que mudou? Por que mudou? Salvador: EDUFBA, 2011

VERRANGIA, Douglas; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Cidadania, relações étnico-raciais e educação: desafios e potencialidades do ensino de ciências. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.3, p. 705-718, 2010. Recuperado de http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid-=S151797022010000300004&lng=pt &nrm=iso

Downloads

Publicado

09-07-2024

Como Citar

Soares, K. M. de S. ., & Silva, E. J. L. da. (2024). Análise Afrocentrada dos livros didáticos de Biologia. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(42), 187–206. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/6798