Análise Afrocentrada dos livros didáticos de Biologia
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https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.6798Palavras-chave:
Afrocentricidade, População negra, Livro didático de BiologiaResumo
O Presente artigo é parte do estudo realizado na tessitura da tese intitulada “A população negra nos livros didáticos de biologia: uma análise afrocentrada por uma educação antirracista”. Nossa finalidade é apresentar uma nova concepção de discussão para os conteúdos presentes nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio como proposta de fomento a uma educação antirracista com base nos princípios epistemológicos da Teoria da Afrocentricidade, sistematizada pelo seu precursor, o educador e pesquisador afro-americano Molefi Kate Asante. Após análise das coleções didáticas constatamos a fragilidade que ainda se faz presente nesses materiais pedagógicos. Podemos concluir que a ideia afrocêntrica para educação oferece à comunidade negra a centralidade de sua história, ciência e cultura na abordagem dos conhecimentos biológicos.
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