O ensino médio na Amazônia

O Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) no contexto ribeirinho

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7124

Palavras-chave:

Ensino Médio, SOME, Jovens, Estado do Pará, Ribeirinho

Resumo

Este trabalho, foi desenvolvido a partir de uma abordagem sobre as contribuições das práticas pedagógicas dos docentes do SOME em uma localidade ribeirinha no município de Cametá no estado do Pará. Para a elaboração deste artigo nosso objetivo foi fazer uma análise sobre a qualidade do ensino médio na Amazônia, em particular no estado do Pará, na Mesorregião do Baixo Tocantins. O Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) foi a política educacional investigada, a partir de jovens estudantes ribeirinhos paraenses. Realizamos a pesquisa em uma escola na comunidade ribeirinha de Paruru de Baixo no município de Cametá. Como procedimentos metodológicos utilizamos a pesquisa de campo e a entrevista semiestruturada como forma de coleta de dados. Os dados coletados nos apontaram que o ensino médio no campo, especificamente na localidade investigada, não vem sendo ofertado de forma satisfatória pela falta de espaços e insumos pedagógicos, sem apoio logístico e infra-estrutural, e direcionados por um currículo transplantado do meio urbano, portanto desorientado em relação à realidade dos sujeitos do SOME.

Biografia do Autor

João Paulo da Conceição Alves, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPa). É Professor Adjunto II das disciplinas Política Educacional e Legislação Educacional do curso de Pedagogia no Campus de Abaetetuba/UFPa . É docente no curso de Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA/UFPa); é docente no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão de Escola Básica (PPEB/UFPa), e também é docente no Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC/UFPa). Possui Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá (2009) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2006). 

Rosilene Ferreira de Almeida, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Mestre em Educação e Cultura pelo do Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC) na Universidade Federal do Pará (UFPA), graduada em Licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) - CAMPUS CAMETÁ, com graduação em Licenciatura Plena em Lingua Portuguesa pela Centro Universitário Internacional (UNINTER), especialista na área de Educação Especial Inclusiva pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). 

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Publicado

11-01-2024

Como Citar

da Conceição Alves, J. P., & Ferreira de Almeida, R. (2024). O ensino médio na Amazônia: O Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) no contexto ribeirinho. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 14(41), 30–49. https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7124