Ferramentas tecnológicas auxiliando os enfermeiros no controle e prevenção do câncer de colo do útero

Visualizações: 787

Autores

  • Natalia Bruna Dias Campos UFSC
  • Inácio Alberto Pereira Costa IFSC
  • Monica Motta Lino UFSC
  • Vania Marli Schubert Backes UFSC

Palavras-chave:

Câncer de colo do útero. Tecnologias em saúde. Educação em Saúde. Educação em Enfermagem. Enfermagem.

Resumo

No Brasil há elevados índices de incidência e mortalidade por câncer do colo do útero, reforçando a necessidade da implantação de estratégias para o controle dessa doença. Com a necessidade de melhor desempenhar as atividades em saúde e a importância das tecnologias para esse fim surgiu a proposta de trabalhar a realidade organizacional do ambulatório de um serviço público de Belo Horizonte. O objetivo do estudo consistiu em criar novas tecnologias para o cuidado e prevenção do câncer de colo do útero. Os profissionais da enfermagem propuseram melhorias na prática profissional mediante mudanças e inovações. As tecnologias do cuidado, de administração e educação utilizadas, favoreceram maior organização do serviço, permitindo acompanhamento mais sistematizado e efetivo das mulheres. Observou-se que a enfermagem pode desenvolver e utilizar ferramentas eficazes para satisfazer as necessidades do serviço. 

Biografia do Autor

Natalia Bruna Dias Campos, UFSC

Enfermeira e especialista em Linhas de Cuidado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Inácio Alberto Pereira Costa, IFSC

Mestre em Administração e é enfermeiro, professor Assistente I do Instituto Federal de Educação de Santa Catarina.

Monica Motta Lino, UFSC

Doutora em Enfermagem e Enfermeira do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina.

Vania Marli Schubert Backes, UFSC

Doutora em Enfermagem e Professora Associada IV e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Educação em Enfermagem e Saúde-EDEN.

Downloads

Publicado

13-10-2015

Como Citar

Campos, N. B. D., Costa, I. A. P., Lino, M. M., & Backes, V. M. S. (2015). Ferramentas tecnológicas auxiliando os enfermeiros no controle e prevenção do câncer de colo do útero. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 6(17), 117–140. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/749