Experiências interculturais entre saberes étnico-raciais:
de sabido e de matuto todo mundo aprende junto
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https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7532Palavras-chave:
Educação Étnico-racial, Interculturalidade, Saber local, ResistênciaResumo
Trata da temática dos saberes locais, da tradição e ancestrais, no campo dos estudos culturais a partir da observação prática e investigativa de um projeto abrangente e em várias etapas, desenvolvido de forma interinstitucional com universidades do Norte e Nordeste do Brasil. Tem como corpo de estudo a construção dialogada com comunidades quilombolas e indígenas, em que se valoriza os saberes locais como estratégia de sustentabilidade, organização social e resistência cultural. Usa como aporte teórico os conceitos de diálogo, de identidade e de pertencimento nos pressupostos de Freire e de autores freireanos que produzem sobre estudos interculturais, bem como o pensamento indígena. Relata a vivência de campo, como parte da metodologia operacionalizada no todo do projeto interinstitucional. Tem nos resultados, narrativas que expressam saberes e elaborações culturais trazidas da ancestralidade e transformadas em ação atualizada de acordo com os contextos vividos e as demandas das comunidades, e tidos como conhecimento sistematizado na academia. Conclui que os processos de vida nas comunidades são saberes locais e ensinamentos teóricos trabalhados na ciência.
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