A Educação escolar Avá-Guarani e sua relação com a pedagogia de Paulo Freire:

uma análise historiográfica relativa às décadas de 1980-1990

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7533

Palavras-chave:

Educação escolar Indígena, Avá-Guarani, Intercultural, Libertadora, Decolonial

Resumo

O presente artigo se debruça em estabelecer apontamento sobre a relação entre o pensamento pedagógico de Paulo Freire e a prática de uma comunidade indígena do povo Avá-Guarani, na região Oeste do estado do Paraná, entre a década de 1980 até meados da década de 1990. O artigo percorre um caminho historiográfico situando o contexto da violência institucional e violações de direitos a que passou esse povo indígena, com a proposta de conceber a educação escolar como elemento integrador da comunidade, pela qual buscavam a alfabetização das crianças e adultos para melhor conhecer o mundo não indígena. A defesa da língua própria e do tekó (cultura/costumes) foram elementos basilares dessa dimensão, numa época em que a interculturalidade ainda não era tema recorrente na educação indígena e sequer haviam direitos consagrados na legislação. Faremos esse percurso a partir da memória de lideranças e professores Avá-Guarani, de documentos históricos dos registros de pessoas que atuaram nesse processo. Consideramos que os Avá-Guarani criaram um processo de educação integral e libertadora na perspectiva de freiriana, com aportes dos conceitos intercultural e decolonial, antes mesmo de conhecer as referidas teorias.

 

 

Biografia do Autor

Clovis Antonio Brighenti, Unila

Professor de História das Sociedades Indígena na América Latina na Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS). Possui graduação em História - licenciatura plena - UNOESC - Campus Chapecó (1995). Doutor em História Cultural pelo Programa de Pós-Graduação em História na Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2012). Mestrado em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo - USP (2001). Pós-graduado em comunicação social , pela Universidade São Francisco - SP (1996). Pós-graduado em ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, pelo Instituto Teológico de Santa Catarina (2009) . É colaborador do Conselho Indigenista Missionário do qual foi membro entre 1988 a 2014; assessora e desenvolve pesquisas junto às comunidades indígenas Guarani e Xokleng Laklãno nas temáticas fundiárias, políticas indigenistas e educação escolar. Atua com projeto de extensão com comunidades Guarani no Brasil, Argentina e Paraguai. É assessor do Conselho Continental da Nação Guarani - CCNAGUA (Argentina. Bolívia, Brasil e Paraguai). Autor do Livro Estrangeiros na Própria Terra: Presença Guarani e Estados Nacional. Ed. ARGOS/EdUFS. Membro da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena do MEC.

Osmarina de Oliveira, Conselho Indigenista Missionário

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2007). Atualmente é integral do Conselho Indigenista Missionário. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, Atualmente está cursando o mestrado no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPG-IELA), da Universidade Federal da Integração Latino-Americana

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Publicado

11-01-2024

Como Citar

Brighenti, C. A., & Oliveira, O. de. (2024). A Educação escolar Avá-Guarani e sua relação com a pedagogia de Paulo Freire: : uma análise historiográfica relativa às décadas de 1980-1990. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 14(41), 154–174. https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7533