Ensino fundamental de nove anos no brasil: dimensões políticas e pedagógicas
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Ensino Fundamental. Nove anos. Políticas Públicas. Educação.Resumo
O presente estudo versa sobre o Ensino Fundamental de Nove Anos no Brasil e impactos causados por essa antecipação. A ampliação dessa etapa da educação básica tem se constituído historicamente como uma das tentativas de melhoria da qualidade de ensino, elevação do nível de escolaridade da população e redução das desigualdades sociais, quanto ao acesso e à permanência. No entanto, tal política tem gerado discussões no que concerne a sua implementação, e as questões decorrentes deste processo. Acredita-se que o Estado atente ao processo didático-pedagógico específico às características etárias dessa população, não se justificando o aumento do tempo de permanência dessas crianças na escola como uma solução dada aos problemas instaurados nessa faixa etária. Trata-se de um estudo documental e bibliográfico, apoiado em teóricos embrenhados na temática. Constatou-se na pesquisa que a nova política deve realizar uma revisão no currículo escolar, adequações de infraestrutura e material pedagógico que tenham parâmetros de qualidade, investimentos na socialização dos alunos, formação de professores, com a finalidade de proporcionar a aprendizagem, preparando a criança para o futuro, e não constitua apenas em medida administrativa como promotora de soluções paliativas à problemática indicada pelos órgãos estrangeiros.
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