Ensino fundamental de nove anos no brasil: dimensões políticas e pedagógicas
Visualizações: 529Palavras-chave:
Ensino Fundamental. Nove anos. Políticas Públicas. Educação.Resumo
O presente estudo versa sobre o Ensino Fundamental de Nove Anos no Brasil e impactos causados por essa antecipação. A ampliação dessa etapa da educação básica tem se constituído historicamente como uma das tentativas de melhoria da qualidade de ensino, elevação do nível de escolaridade da população e redução das desigualdades sociais, quanto ao acesso e à permanência. No entanto, tal política tem gerado discussões no que concerne a sua implementação, e as questões decorrentes deste processo. Acredita-se que o Estado atente ao processo didático-pedagógico específico às características etárias dessa população, não se justificando o aumento do tempo de permanência dessas crianças na escola como uma solução dada aos problemas instaurados nessa faixa etária. Trata-se de um estudo documental e bibliográfico, apoiado em teóricos embrenhados na temática. Constatou-se na pesquisa que a nova política deve realizar uma revisão no currículo escolar, adequações de infraestrutura e material pedagógico que tenham parâmetros de qualidade, investimentos na socialização dos alunos, formação de professores, com a finalidade de proporcionar a aprendizagem, preparando a criança para o futuro, e não constitua apenas em medida administrativa como promotora de soluções paliativas à problemática indicada pelos órgãos estrangeiros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.