Não é sobre preservar, mas sobre respeitar os indígenas

contribuições do pensamento freireano para a educação indígena

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7628

Palavras-chave:

Políticas públicas, Educação indígena, Paulo Freire, Cultura

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar as contribuições de Paulo Freire para a construção das políticas públicas e das ações educacionais relacionadas às questões da educação indígena. A pesquisa, de natureza qualitativa, se estrutura como uma pesquisa exploratória secundária com um levantamento bibliográfico a partir do pensamento freireano e de autores que exploram a temática, bem como de um levantamento documental pautado na legislação de ensino produzida no macro cenário brasileiro. Dentre as ideias conclusivas situa-se como imprescindível a análise do legado freireano, diante dos contextos de supressão da dignidade humana, do aniquilamento da singularidade e também da diversidade cultural especialmente contra a história e a cultura indígena, pois a suas palavras transcendem ao tempo e instigam a construção de outro projeto de mundo alicerçado no respeito à pessoa e à sua dignidade.  Ainda, nas reflexões suscitadas por Freire, é possível a compressão dos conceitos de cultura, de interculturalidade, de amorosidade e de esperança, elementos significativos ao exercício constante de luta e de resistência.

Biografia do Autor

Anelise de Oliveira Rodrigues, UNIJUÍ

Doutoranda em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências- PPGEC - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ/RS-Brasil). Vinculada ao Grupo de Estudos Práxis. Bolsista Capes. Mestre em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências- PPGEC - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ/RS-Brasil), Linha de Pesquisa: Educação Popular em Movimentos e Organizações Sociais. Professora da Rede Municipal de Ensino de Santa Rosa. Especialista em Gestão e Organização Escolar e Pedagogia Social e Elaboração de Projetos. Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Integrante da Rede Latino Americana de Diálogos Decoloniais e Interculturais- REDYALA. Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Santa Rosa- RS cedida para Associação Mãos que Acolhem- AMA .

Hedi Maria Luft, UNIBALSAS - Faculdade de Balsas- MA

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco (1987), Mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1998) UNIJUI e doutorado em Educação pela Universidade do Vale dos Sinos- UNISINOS. É professora municipal e atua na rede estadual Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu, professora da UNIBALSAS - Faculdade de Balsas- MA e na SETREM - Sociedade Educacional Três de Maio - RS. Concentra sua experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, trabalhou principalmente nos seguintes temas: trabalho, educação popular, educação profissional, planejamento, gestão e formação de professores.

Oséias Santos de Oliveira, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Educação, pela UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (2012). Mestre em Educação pela UPF - Universidade de Passo Fundo - RS (2007). Pós-graduado/Especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras Plíneo Augusto do Amaral - SP (1999) e Pós-Graduado/Especialista em Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2000) Especialista em Gestão Pública Municipal - UFSM (2010-2011). Graduado em Letras Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (1997). Bacharel em Teologia pela Faculdade de Educação Teológica Logos - SP (2002). Professor Adjunto do Ensino Superior na UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - atuando como Assessor de Desenvolvimento Estratégico (Reitoria), Docente no Departamento de Educação - DEPED/Câmpus Curitiba. Pesquisador no Grupo de Pesquisa sobre Desenvolvimento Profissional Docente (UTFPR). Participa da Rede de Pesquisadores em Formação de Professores (RIPEFOR). Editor-Chefe da Revista Transmutare (periódico online do Departamento de Educação da UTFPR/Curitiba). Membro do Conselho Editorial Científico da Revista Educação em Debate (UFC). Atua na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais, Gestão Escolar, Organização do Trabalho Pedagógico, Avaliação Institucional.
LATTES: http://lattes.cnpq.br/4224600108048834

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Publicado

11-01-2024

Como Citar

de Oliveira Rodrigues, A., Luft, H. M., & Santos de Oliveira, O. (2024). Não é sobre preservar, mas sobre respeitar os indígenas: contribuições do pensamento freireano para a educação indígena. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 14(41), 274–295. https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7628