Não é sobre preservar, mas sobre respeitar os indígenas
contribuições do pensamento freireano para a educação indígena
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https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7628Palavras-chave:
Políticas públicas, Educação indígena, Paulo Freire, CulturaResumo
O artigo tem como objetivo analisar as contribuições de Paulo Freire para a construção das políticas públicas e das ações educacionais relacionadas às questões da educação indígena. A pesquisa, de natureza qualitativa, se estrutura como uma pesquisa exploratória secundária com um levantamento bibliográfico a partir do pensamento freireano e de autores que exploram a temática, bem como de um levantamento documental pautado na legislação de ensino produzida no macro cenário brasileiro. Dentre as ideias conclusivas situa-se como imprescindível a análise do legado freireano, diante dos contextos de supressão da dignidade humana, do aniquilamento da singularidade e também da diversidade cultural especialmente contra a história e a cultura indígena, pois a suas palavras transcendem ao tempo e instigam a construção de outro projeto de mundo alicerçado no respeito à pessoa e à sua dignidade. Ainda, nas reflexões suscitadas por Freire, é possível a compressão dos conceitos de cultura, de interculturalidade, de amorosidade e de esperança, elementos significativos ao exercício constante de luta e de resistência.
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