O trabalho pedagógico e sua relação com a constituição da memória: implicações no ser e no constituir-se professor
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Memória. Trabalho pedagógico. Constituição docente.Resumo
Neste texto socializamos reflexões acerca do trabalho pedagógico e sua relação com a constituição da memória. O objetivo foi depreender indícios de eventos memorizados por professores em formação inicial que possibilitem reconhecer suas compreensões sobre a docência, decorrentes doprocesso educativo experienciado. A pesquisa é qualitativa e se insere na modalidade Estudo de Caso. Os dados foram obtidos a partir da análise de narrativas descritas em diários de bordo por licenciandos em Ciências Biológicas. As categorias discutidas foram: memórias de formação escolar, trabalho pedagógico e constituição docente. A organização dos dados considerou os fundamentos da Análise Textual Discursiva. A análise e interpretação dos mesmos foram feitas com apoio de teóricos daperspectiva Histórico-Cultural e da Formação de Professores. Os resultados mostram que a reflexão pode guiar esses sujeitos à significação de ideários de ensino e docência, à condução e transformação de seu trabalho pedagógico e a sua própria constituição profissional.
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