O trabalho pedagógico e sua relação com a constituição da memória: implicações no ser e no constituir-se professor
Visualizações: 522Palavras-chave:
Memória. Trabalho pedagógico. Constituição docente.Resumo
Neste texto socializamos reflexões acerca do trabalho pedagógico e sua relação com a constituição da memória. O objetivo foi depreender indícios de eventos memorizados por professores em formação inicial que possibilitem reconhecer suas compreensões sobre a docência, decorrentes doprocesso educativo experienciado. A pesquisa é qualitativa e se insere na modalidade Estudo de Caso. Os dados foram obtidos a partir da análise de narrativas descritas em diários de bordo por licenciandos em Ciências Biológicas. As categorias discutidas foram: memórias de formação escolar, trabalho pedagógico e constituição docente. A organização dos dados considerou os fundamentos da Análise Textual Discursiva. A análise e interpretação dos mesmos foram feitas com apoio de teóricos daperspectiva Histórico-Cultural e da Formação de Professores. Os resultados mostram que a reflexão pode guiar esses sujeitos à significação de ideários de ensino e docência, à condução e transformação de seu trabalho pedagógico e a sua própria constituição profissional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.