O ensino médio que se reinventa: proposta curricular do estado de Minas Gerais
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https://doi.org/10.26514/inter.v7i20.772Palavras-chave:
Políticas Públicas. Organização Curricular. Reinventando o Ensino MédioResumo
Essa pesquisa analisa como a proposta curricular do Reinventando o Ensino Médio (REM) tem contribuído para a formação cidadã dos alunos para progredirem no trabalho e em estudos posteriores. Realizamos uma revisão dos documentos oficiais almejando desvelar a proposta curricular do REM. Promovemos entrevistas e posteriormente transcrevemos os dados com o apoio do software SurveyMonkey. Após realizarmos a análise, concluímos que a proposta REM se destaca das anteriormente implantadas pelo governo, sendo a única que entrou em vigência em todas as Superintendências Regionais de Educação. No entanto, no momento de seu desenvolvimento, os percalços comprometeram o programa, impossibilitando o seu avanço. Mesmo apurando os diversos problemas ocorridos, o REM deveria ser repensado e reajustado e não necessariamente eliminado pelos novos gestores.
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