Os significados de fração
Um estudo em uma coleção de livros didáticos para os anos iniciais
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https://doi.org/10.61389/inter.v15i43.8692Palavras-chave:
Fração, Anos Iniciais., Livro Didático, SignificadoResumo
Este estudo documental teve como objetivo analisar a introdução e os significados atribuídos às frações em uma coleção de livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental, aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2019 e 2020. O embasamento teórico fundamenta-se na Teoria dos Campos Conceituais e em pesquisas da área que enfatizam a construção do conhecimento por meio da resolução de situações-problema, as quais conferem significado ao conceito. Buscou-se identificar as interpretações de fração como parte-todo, quociente, operador e razão. Os resultados da análise revelam que a coleção apresenta a fração inicialmente pela ideia de metade, porém, em algumas situações, recorre à partição de alimentos, o que pode gerar inconsistências teóricas. Além disso, identificou-se a utilização dos diferentes significados das frações, extrapolando o indicado nas diretrizes das habilidades a serem desenvolvidas pelos estudantes conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No entanto, nota-se uma preocupação com a desigualdade na abordagem dos significados, com maior ênfase em parte-todo, seguido por razão, operador e quociente. Especificamente, a escassez de situações envolvendo o significado quociente é identificada como uma lacuna preocupante, uma vez que o trabalho com esse significado é considerado importante para a compreensão da divisão entre números naturais.
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