Formação colaborativa reflexiva para professores da EJA

Perspectivas do ensino de Ciências para alunos com deficiência intelectual

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Palavras-chave:

Educação Especial, Ensino de Ciências, Deficiência Intelectual, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

A Educação de alunos com deficiência intelectual na modalidade da EJA é negligenciada e secundarizada. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar, a partir de uma formação reflexiva, as perspectivas de professores de Ciências que atuam na Educação de Jovens e Adultos sobre o processo de inclusão dos alunos com deficiência intelectual. O trabalho possui caráter qualitativo descritivo e é classificado como colaborativo. A pesquisa contou com a participação de dois professores de Ciências de escolas públicas e a coleta de dados se deu a partir de observações e de entrevistas realizadas a partir de roteiros semiestruturados. Os dados coletados foram transcritos e analisados a partir da análise de conteúdo com categorização temática. Os resultados demonstram grande lacuna na formação dos docentes para o trabalho com os alunos com deficiência intelectual que frequentam a EJA e a pouca ênfase dada a aspectos relacionados à importância do ensino de Ciências na efetivação dos processos de ensino-aprendizagem dos alunos em questão.

Biografia do Autor

Isabella Delamain Fernandez Olmos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduada em Bacharel com ênfase em fauna em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (concluída em 2016) e graduada em Ciências Biológicas na modalidade de licenciatura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (concluída em 2018). Durante a graduação em licenciatura participou do Núcleo de Ensino na linha de intervenção escolar em educação ambiental, do Projeto de Extensão em intervenção escolar voltado para a educação ambiental em instituição filantrópica destinada a alunos com Síndrome de Down e realizou Iniciação Científica no projeto intitulado: "Diversidade Sexual e Direitos Humanos: Processos Formativos e Ações de Professores do Interior do Estado de São Paulo", vinculado a CAPES. É mestre em Educação Especial pelo Programa de Pós-graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos e participa do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Escolarização da Pessoa com Deficiência (GEPEPD-UFSCar). Atualmente é doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro e atua como docente de Ciências e Biologia e como coordenadora educacional na rede particular de ensino.

Juliane Aparecida de Paula Perez Campos, Universidade Federal de São Carlos

Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2006), Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1999), Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1996), e Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (2006). Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (início em 2009). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) de março de 2019 a outubro de 2022. Atua como docente no curso de Licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Além do ensino, desenvolve atividades de pesquisa e extensão, principalmente nos seguintes temas: educação especial, formação de professores, deficiência intelectual, didática e práticas pedagógicas no contexto inclusivo, a educação especial no contexto do ensino médio e da educação de jovens e adultos, profissionalização de pessoas com deficiência.

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Publicado

18-12-2024

Como Citar

Olmos, I. D. F., & Campos, J. A. de P. P. (2024). Formação colaborativa reflexiva para professores da EJA: Perspectivas do ensino de Ciências para alunos com deficiência intelectual. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(43), 213–234. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/8697