Formação colaborativa reflexiva para professores da EJA
Perspectivas do ensino de Ciências para alunos com deficiência intelectual
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Educação Especial, Ensino de Ciências, Deficiência Intelectual, Educação de Jovens e AdultosResumo
A Educação de alunos com deficiência intelectual na modalidade da EJA é negligenciada e secundarizada. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar, a partir de uma formação reflexiva, as perspectivas de professores de Ciências que atuam na Educação de Jovens e Adultos sobre o processo de inclusão dos alunos com deficiência intelectual. O trabalho possui caráter qualitativo descritivo e é classificado como colaborativo. A pesquisa contou com a participação de dois professores de Ciências de escolas públicas e a coleta de dados se deu a partir de observações e de entrevistas realizadas a partir de roteiros semiestruturados. Os dados coletados foram transcritos e analisados a partir da análise de conteúdo com categorização temática. Os resultados demonstram grande lacuna na formação dos docentes para o trabalho com os alunos com deficiência intelectual que frequentam a EJA e a pouca ênfase dada a aspectos relacionados à importância do ensino de Ciências na efetivação dos processos de ensino-aprendizagem dos alunos em questão.
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