Novas Subjetividades e seus Processos de Produção na Agenda 2030-ONU Mediados pela Educação de Qualidade

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i43.8702

Palavras-chave:

Agenda 2030-ONU, Educação de Qualidade, Novas subjetividades, Neoliberalismo

Resumo

A temática do artigo se volta para as novas subjetividades e seus processos de produção na agenda 2030-ONU mediados pela educação de qualidade, com enfoque no Objetivo 4. Posto isto, o objetivo é analisar o conceito de Educação e de sujeito, direcionados pelos filtros apresentados no texto-discurso sobre Educação de Qualidade proposta na Agenda 2030 da ONU. Os argumentos se fundamentam nos autores Charaudeau (2016; 2009; 2005) e Bauman (2015a; 2008a,), bem como, em documentação estruturada pela Organização das Nações Unidas (ONU, 2015). A pesquisa se designa pela abordagem qualitativa, com natureza básica. Infere-se, assim, que a Educação de Qualidade é um discurso com direcionamento predefinido à manutenção do status quo. A qualidade consegue sua eficácia ao treinar bons técnicos e sujeitos consumistas sob o ponto de vista da escola pública, fazendo com que os sujeitos posicionados no topo da pirâmide aumentem seu poder, além de consumirem produtos caros e de demanda seleta.

Biografia do Autor

Marcelo Manoel de Sousa, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale (FEEVALE/RS). Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS/MG). Especialista em psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes (UCAM/MG). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Mauá (FAMA/SP). Experiência na área de Educação. Atualmente Pedagogo da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Coordenador do Projeto "Técnicas, Leituras, Interpretação e Reconstrução do Conhecimento no campus Professora Cinobelina Elvas (UFPI/CPCE). Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ética, Política e História da Educação Brasileira -(NEPHEB/CNPq), da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS/MG). Membro do Grupo de Pesquisa "Criança na Mídia" na Universidade Feevale (FEEVALE/RS). Pesquisador da RECRIA - Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências. Livros e artigos publicados na área da educação e formação de professores.

Saraí Patrícia Schmidt, Universidade Feevale

Possui Doutorado (2006) e Mestrado (1999) em Educação pela UFRGS e graduação em Jornalismo (1991) pela UNISINOS. Docente do PPG em Processos e Manifestações Culturais e do PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale. Pesquisadora Gaúcha (FAPERGS) e CNPQ Edital Ciências Sociais Aplicadas. Responsável pela formação de professores na área de Mídia e Diversidade da SMED/NH. Coordenadora do GT Educação e Comunicação da ANPEd (2016-2017).

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Publicado

18-12-2024

Como Citar

Sousa, M. M. de, & Schmidt, S. P. (2024). Novas Subjetividades e seus Processos de Produção na Agenda 2030-ONU Mediados pela Educação de Qualidade. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(43), 147–168. https://doi.org/10.61389/inter.v15i43.8702